Saúde registra 71 casos a mais de dengue desde último boletim





A Secretaria Municipal da Saúde registrou 71 casos confirmados a mais de dengue em Tatuí desde o boletim emitido no mês passado. No dia 26 de março, a pasta contabilizou 127 confirmações, contra 40 no início do mesmo mês – aumento de 217,5%.

Na quinta-feira, 16, atualizou os dados para 198 confirmações. Dessas, 89 são importadas e 109 autóctones. É a primeira vez que os casos de pacientes contaminados em Tatuí superaram os registros da doença contraída fora do município.

O aumento era aguardado pela pasta, conforme informou, no mês passado, a coordenadora da VE (Vigilância Epidemiológica), enfermeira Marilu Rodrigues da Costa.

De acordo com ela, isso se deve ao fato de que, em 2014, os registros da doença começaram a partir da 17ª semana do ano (final de abril). É nesse período que a secretaria apontava mais notificações e confirmação.

Como Tatuí vem registrando casos desde o início do ano, a tendência é de que as notificações e as confirmações aumentem. A previsão do governo do Estado, divulgada pela secretaria para Tatuí, é de que o número de casos no município chegue a 1.100, passado o período de alta (que tem início neste mês).

Para evitar que isso aconteça, a Prefeitura promove mutirão e diversas ações, como trabalhos de campo e conscientização. A equipe de agentes também foi reforçada, contando com 53 profissionais.

As bases para a ação estratégica foram definidas no dia 20 de fevereiro, em reunião no paço municipal, com presença do prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, da diretora da Sucem (Superintendência de Controle de Endemias), Sueli Yasumaro Diaz, e do chefe de operações de campo, Isaias Ribeiro.

Os agentes de combate à dengue seguem com visitas em casas, empresas e estabelecimentos comerciais, para detectar possíveis focos do mosquito.

Eles também realizam trabalho de divulgação, visando conscientizar a população sobre a importância de erradicar todos os focos do mosquito.

Os agentes de combate à dengue utilizam crachás de identificação e seguem roteiro de visitas às residências. Em caso de dúvida, o proprietário da casa deve entrar em contato com a Secretaria de Saúde pelo telefone 3305-8855.