Rios Sorocaba e Tatuí­ serão limpos a partir de projeto de protagonismo





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Registros feitos pelos estudantes mostram garrafas PETs, plásticos e outros materiais nas margens dos rios

 

Os rios Sorocaba e Tatuí são alvos de projeto de protagonismo juvenil realizado pelo Colégio Bem-Me-Quer/Positivo. Uma ação que envolve conscientização, reflorestamento, limpeza e distribuição de panfletos junto aos ribeirinhos está sendo programada pela unidade de ensino dentro da “Operação Cascudo”.

No dia 22 de agosto, alunos do 9o ano do ensino fundamental concluíram a primeira das três etapas da operação. Na ocasião, eles visitaram trechos dos rios localizados no distrito de Americana. Acompanhados do professor de geografia, Fernando Costa, os estudantes desenvolveram atividade visando à percepção ambiental.

A ação integra a segunda edição do projeto “Mobiliza”, realizado pela unidade local em conjunto com o Instituto Positivo de Ensino. Segundo o professor que trabalha a iniciativa, a unidade e o instituto têm, como propósito, “defender a ideia de que na juventude o desejo de mudar o mundo é mais latente”.

“Cheios de ideias, com energia transbordando, mudar o mundo chega a ser um sonho que passa longe da utopia. Bem longe mesmo, pois cada vez mais jovens têm se engajado no voluntariado. E, fazendo um pouco aqui e ali, eles veem seus sonhos sendo realizados”, cita-se em nota enviada pelo professor.

Na primeira edição, o Colégio Bem-Me-Quer/Positivo recebeu menção de prata na classificação geral de âmbito nacional. O prêmio veio pelo desenvolvimento de um trabalho na disciplina de filosofia com alunos do ensino fundamental e médio. Os participantes arrecadaram produtos de higiene pessoal e fraldas, cedendo os itens para a Casa do Bom Velhinho “Vale da Lua”.

Em 2015, os estudantes escolheram o meio ambiente como tema, sendo orientados pela coordenadora Maria do Carmo e pelo professor de geografia. Eles iniciaram as atividades no distrito de Americana, por conta do encontro entre os dois rios.

A equipe de estudantes optou por batizar a ação de “Operação Cascudo” em alusão ao peixe conhecido por “limpar” o aquário. O projeto acontece em três etapas. A primeira teve como objetivo demarcar o espaço a ser estudado, analisar e avaliar os principais impactos ambientais em torno do rio Sorocaba.

Como tarefa, os estudantes também verificaram as condições da mata ciliar, da APP (área de preservação permanente) e coletaram folhas e sementes. Os materiais serão usados para criar um catálogo das árvores nativas da região.

A etapa seguinte é denominada de “mão na massa” e consiste no reflorestamento de algumas espécies nativas no entorno do Sorocaba e Tatuí. Os estudantes também farão coleta de resíduos descartados nas margens dos rios. O objetivo é promover limpeza, permitindo maior fluidez das águas.

No terceiro e último passo, intitulado de “conscientização e atuação”, os alunos realizarão entrega de panfletos para a comunidade do distrito. Os materiais serão distribuídos, ainda, para os ribeirinhos (que vivem no entorno dos rios) e para as pessoas que os utilizam para a atividade pesqueira.

A iniciativa atende a constatação feita pelos alunos junto aos moradores. Conforme a equipe, eles informaram que os ribeirinhos são os “principais responsáveis pela poluição nas margens dos rios”. Também na terceira etapa, serão colocadas placas de orientações ambientais. A equipe vai instalá-las em “lugares estratégicos”, com a intenção de conscientizar a comunidade.

O projeto será encerrado em novembro e contar com palestras sobre meio ambiente, APP e reflorestamento. Alunos do colégio também receberão informações a respeito do rio Sorocaba, impactos ambientais e acompanharão uma palestra a ser ministrada por membros da Polícia Militar Ambiental.

Para o professor que orienta os alunos, esse tipo de projeto, incentiva ações de voluntariado. Costa ressaltou que os participantes têm oportunidade de se socializarem quando desenvolvem ações em grupo e de ampliarem os conhecimentos.

Além de geografia, os estudantes têm oportunidade de colocar em prática noções de outras matérias, como biologia. Costa disse que os envolvidos se tornam mais responsáveis, solidários e conscientes dos problemas da sociedade.