Renan Dias apresenta-se em recital de percussão sinfônica





O percussionista Renan Dias faz recital especial de conclusão de curso no Conservatório de Tatuí. A formatura em percussão sinfônica tem entrada franca e será realizada nesta quarta-feira, 29, a partir das 20h, no teatro Procópio Ferreira, localizado na rua São Bento, 415, no centro.

Sob orientação e coordenação de Luis Marcos Caldana, o recital contará com participação especial da pianista Milena Lopes e da Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí. A orquestra terá regência de Dario Sotelo.

Para marcar a conclusão do curso de percussão sinfônica, Dias selecionou obras de David Mancini (“Suite for Timpani”), Fernando Iazzetta (“Cage”), Bent Lylloff (“Århus Estude n° 9”), David Friedman (“Midnight Star”), Osvaldo Lacerda (“Suite para Xilofone e Piano”) e Douglas Gutjahr (“Solo Brasileiro”).

Renan Dias iniciou nas atividades musicais aos 5 anos de idade, com aulas de coral, musicalização e teclado na Escola de Música Municipal de Alumínio, em São Paulo. Aos 11 anos, começou a participar de bandas e fanfarras tocando trombone, mas, aos 17, se encantou com a diversidade da família dos instrumentos de percussão e resolveu se aprimorar na área.

Ainda quando tinha a música apenas como hobby, cursou Senai (Serviço de Aprendizagem Industrial), em Alumínio, e Fatec (Faculdade de Tecnologia), em Sorocaba.

Aos 20 anos e ainda cursando a faculdade, ingressou no curso de percussão sinfônica do Conservatório de Tatuí, tendo orientações do professor Luis Marcos Caldana.

Também aos 20, começou a lecionar aulas de musicalização em escolas, organizações não governamentais e projetos sociais. Trabalhou e tocou em diversos grupos. Entre eles, as bandas marciais de Alumínio e de Sorocaba, a Banda Musical Conselheiro Mayrink, Orquestra Filarmônica de Itu, entre outros.

No Conservatório de Tatuí, participou de concertos junto ao Grupo de Percussão, Conjunto de Metais, Orquestra Sinfônica e Banda Sinfônica. Em 2015, iniciou estudos em regência de bandas e orquestras com o professor Dario Sotelo.

Atualmente, leciona aulas de iniciação musical e atua como convidado em grupos do Conservatório de Tatuí.