Premiação 2017

0
602
Publicidade
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

Nesta próxima semana, tem início a premiação do 23º Concurso Artístico e Literário de Natal, promovido pelo jornal O Progresso em duas categorias: desenho e redação.

No total, houve 1.569 inscrições, distribuídas entre 1.440 desenhos e 129 redações. Entre esse montante, aconteceram apenas cinco desclassificações, por ausência total de dados que pudessem identificar os autores.

Neste ano, cerca de 50 instituições de ensino receberam convite. As escolas públicas e particulares tiveram a chance de estimular seus alunos a trabalhar o tema “Tatuí no Natal”, nas duas modalidades.

Os vencedores em cada grupo de anos são premiados com R$ 250. A iniciativa concede um total de R$ 2.500, divididos entre os primeiros colocados do 1o ao 9o ano.

As entregas serão realizadas diretamente pelos patrocinadores. São parceiros do concurso em 2017: Colégio Objetivo (que premiará dois vencedores), Imobiliária Simões, Paulo Motos, Sempre Bella, Palácio do Sorvete, CCAA, Prudente Fórmulas, Plenna Estética e Maricota.

Direcionado a alunos do ensino fundamental de escolas públicas e particulares, o certame cultural também manteve o convite para os estudantes da Escola de Educação Especial “Wanderley Bocchi”, mantida pela Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).

Contudo, como a escola não atendeu ao convite, a organização do concurso entendeu por bem reclassificar as premiações, assim privilegiando os alunos dos anos que mais registraram participação.

Publicidade

Desta forma, na categoria desenho, estão sendo distribuídos seis prêmios: os estudantes do 1o ao 4o ano terão um vencedor cada; os que estudam no 5o e 6o ano competem entre si; e, finalmente, os do 7o, 8o e 9o ano disputam mais um prêmio.

Quanto à categoria redação, o sistema de premiação segue igual aos anos anteriores, sendo agraciados os melhores trabalhos dos alunos divididos em grupos de dois em dois anos.

Desta forma, serão mais quatro prêmios, divididos entre os estudantes do 2o e 3o ano, 4o e 5o, 6o e 7o e 8o e 9o.

A comissão julgadora de 2017 é formada por professores e artistas plásticos. No total, dez jurados avaliaram os trabalhos.

A escolha das redações vencedoras esteve a cargo do diretor executivo do Conservatório, Henrique Autran Dourado, e das professoras Leila Salum Menezes da Silva, Cimira Cameron e Almira Porciúncula.

Por sua vez, os desenhos foram selecionados por Binho Vieira, Domingos Jacob Filho (Mingo Jacob), Jaime Pinheiro, Ivan Gonçalves, Rafael Sangrador e Carmelina Monteiro.

Na modalidade “redação”, os estudantes puderam escrever em qualquer estilo literário, desde que respeitando o tema do concurso. Já na modalidade “desenho”, os trabalhos tiveram de ser produzidos em papel sulfite, no tamanho A4 (21 cm x 29 cm), em qualquer estilo artístico e seguindo o tema.

O concurso teve preparativos iniciados em agosto. Além dos prêmios, os vencedores terão os trabalhos publicados na edição especial de Natal, que circula no dia 24 de dezembro. Os desenhos e redações serão veiculados em caderno especial, a ser produzido pelo bissemanário.

Como reiterado a cada ano pelo jornal, mais que ilustrar páginas de uma edição comemorativa, o objetivo do concurso é dar a chance de as crianças se interessarem pela literatura e pela arte, ao mesmo tempo em que podem se sensibilizar com o tema, que lembra o nascimento de Jesus, muito além da distribuição de presentes.

Por sua vez, aos professores, o certame rende reconhecimento, uma vez que conta com a colaboração deles para poder acontecer. São os educadores que trabalham, com os estudantes, a temática do concurso dentro de suas respectivas disciplinas.

Ao longo destes 23 anos da iniciativa, o jornal O Progresso recolheu, exatamente, 43.901 trabalhos inscritos, divididos entre desenhos e redações – certamente, somando, assim, o maior número de participações em concursos artísticos já promovidos na Cidade Ternura.

Por isso e, especialmente, pelo empenho e boa-vontade, O Progresso novamente agradece aos professores, os maiores responsáveis pelo sucesso de mais esta edição do Concurso Artístico e Literário de Natal.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome