Postos de Tatuí­ vão ter 6.000 doses para vacinar contra gripe





A Secretaria Municipal da Saúde disponibilizou, à população em geral, 6.000 doses da vacina que combate o vírus Influenza. As unidades fazem parte do estoque do município e já estarão disponíveis nas unidades básicas de saúde a partir desta semana.

Segundo a assessoria de comunicação da Prefeitura, as vacinas não atendem aos grupos de riscos, considerados prioritários, composto por pessoas com idade acima de 60 anos, crianças com idade entre seis meses e cinco anos, gestantes, mulheres que deram à luz há menos de 45 dias, profissionais da área de saúde e doentes crônicos.

“Essas pessoas, que já tomaram a vacina em 2015, não devem se imunizar novamente. Elas já estão protegidas pela cobertura vacinal e só deverão participar de nova campanha regular que deve acontecer entre abril e maio”, afirmou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica, Elis Diniz.

Segundo ela, a composição da vacina disponibilizada ao grupo em geral é diferente da que será disponibilizada na campanha que terá início no próximo dia 30.

“Vale lembrar que a composição da vacina de 2016 é diferente da de 2015. Por isso, é importante que elas informem as enfermeiras para que não sejam imunizadas duas vezes e não tirem a oportunidade de uma outra pessoa ficar livre da doença”, explicou Elis.

O secretário municipal da Saúde, Umberto Fanganiello Filho, Tuta, explica que a vacina aplicada no ano passado é eficaz contra a gripe A e que, na vacina de 2016, foram atualizadas cepas que agem contra o tipo A H3N2 e também contra a gripe comum.

“É importante que toda a população se conscientize também dos cuidados básicos de higiene, sempre lavando as mãos e, se possível, usando o álcool gel. São ações aparentemente simples, mas que ajudam a combater essa doença aparentemente corriqueira, mas que pode se complicar, causando, inclusive, a morte”, apontou.

A assessoria de comunicação atualizou os dados sobre os casos de H1N1 na cidade. O número continua em quatro. De acordo com a Prefeitura, todos os pacientes passam bem e já não apresentam sintomas da doença.

Espera-se que a estatística seja divulgada ainda nesta próxima semana. Porém, está ocorrendo atraso por parte do Estado, devido à grande quantidade de exames que vêm sendo realizados em virtude do surto da gripe.