Por que votar?

“Pesquise antes e não de o seu voto uma conotação de cumplicidade, pois mesmo que involuntariamente, é este o sentimento que tomará tua alma quando o amanhã te revelar que tipo de meliante favorecestes. ”
Ivan Teorilang

Por que votar?

Estamos próximos a mais um ano eleitoral, que será marcado por importantes cargos na política nacional. Tenho visto muita gente que diz que vai se excluir do processo eleitoral.

Votar em branco ou nulo. Sabemos que essa atitude de protesto só favorece aqueles que são desonestos na política, mas esse não é o motivo desse nosso artigo.

Votamos apenas um dia e uma vez naqueles que votarão por nós pelos próximos 1460 dias. Porque a votação é uma parte importante do processo democrático formal. Porque no passado, muitos grupos foram excluídos do direito de voto em vários níveis.

Porque muitas sociedades no passado, negaram as pessoas o direito de votar baseadas no grupo étnico. Pelo sucesso do movimento feminino na luta pelo direito de votar.

Porque você é um cidadão brasileiro. Porque o voto não é somente uma obrigação é, principalmente, um direito conquistado com muitas lutas.

Porque esse substantivo, voto, que traduz a ação de votar, é de grande importância para o cidadão consciente de seus deveres cívicos. Porque o voto é uma força que pode mudar o destino político de um povo.

Porque faz menos de cem anos que a mulher brasileira ganhou o direito de votar nas eleições nacionais.

Como podemos ver, são inúmeras razões para você cidadão brasileiro comparecer a um posto de votação e exercer seu direito. Votar em branco ou anular o voto é calar-se diante das tão faladas falcatruas da política.

Sabemos que dentro desse processo existem os bons e os maus políticos, porém, se nós que temos o poder de decisão nas mãos, simplesmente fechar os olhos e “lavar as mãos”, mais corrupção teremos para gerações futuras.

Nos últimos anos, a criação de novos partidos políticos aumentou de forma exagerada. São os chamados “partidos nanicos”, ou seja, um partido tão pequeno que com algumas dezenas de votos se elege um deputado, daí o lançamento de candidatos com grande influência na mídia e por ser popular com grande chance de ganhar.

Para os criadores desses partidos um grande golpe de mestre, pois assim terá representação em número na câmara dos deputados. O cidadão brasileiro que abriu mão de entender a política de seu país chama este voto de “voto de protesto”, ou seja, pensam que assim estão se vingando dos políticos corruptos, não percebem que estão sendo coniventes com falta de decência para com o nosso querido Brasil.

Pense nisso na hora de votar, escolha aquele que lhe parecer mais confiável, procure conhecer seus projetos, cuidado com as promessas descabidas.

Veja o caso da educação, a maioria deles pega como bandeira, o investimento na escola pública, prometem coisas para quatro anos que não foram capazes de realizar em vinte.

Quando aprendermos a exercer o nosso direito, o Brasil não precisará mais de “Leis da Ficha Limpa” e nenhum candidato usará honestidade como bandeira para ganhar eleição, pois todos saberão que ser honesto não é uma virtude, mas sim obrigação de todos os cidadãos de bem.

Seja um cidadão consciente e participativo. Acompanhe de perto o mandato da pessoa que você ajudou eleger.