Polo da Univesp terá vestibular para três cursos gratuitos de licenciatura

    Instituição abre vagas para 40 alunos em letras, matemática e pedagogia

    642
    Aula inaugural do Polo da Univesp em Tatuí aconteceu em fevereiro de 2018 (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra
    Siltec
    EleService institucional

    A Univesp (Universidade Virtual do Estado de São Paulo) está com inscrições abertas para o vestibular do segundo semestre. No polo de Tatuí, a instituição oferece 40 vagas para os cursos gratuitos a distancia em licenciatura com habilitação em letras, matemática (ambos novos cursos) e pedagogia.

    De acordo com o presidente da Univesp, professor Rodolfo Azevedo, a proposta educacional é uma novidade. Ele destaca que os ingressantes nas licenciaturas cursarão um ano de ciclo básico, com opção de habilitação a partir do segundo ano em uma das áreas desejadas.

    “O aluno terá mais flexibilidade para a escolha, melhor entendimento de seu itinerário formativo, além de ter a integração com graduandos de outras habilitações, o que contribuirá para sua formação e no desenvolvimento de projetos integradores multidisciplinares”, afirmou o presidente, por meio de nota à imprensa.

    As inscrições para o vestibular devem ser feitas pelo site www.vestibular.univesp.br até às 15h do dia 21 de junho. Não há limite de idade e o custo da inscrição é de R$ 49. Para participar, basta ter concluído o ensino médio ou o estar cursando, com a conclusão até o período da matrícula.

    Será concedida a redução de 50% do valor da taxa de inscrição, em conformidade com a lei estadual 12.782, de 20 de dezembro de 2017, aos candidatos que preencham os requisitos exigidos. Os benefícios são concedidos pelo site do vestibular. No momento da inscrição, basta clicar em “redução de taxa” ou “isenção”.

    Publicidade
    Siltec
    Alessandra Bonilha, dra
    EleService institucional
    Anglo

    A prova do vestibular será aplicada no dia 14 de julho, às 13h. A lista completa dos locais da prova também estará disponível no site da Univesp, no dia 10 de julho. E o início das aulas está previsto para 12 de agosto.

    “Neste mundo que nós estamos vivendo, onde cada vez mais o mercado de trabalho vai sendo estrangulado, a necessidade de você se especializar se tornou uma questão de sobrevivência no mercado”, observou o secretário municipal da Educação, Miguel Lopes Cardoso Júnior.

    Segundo o secretário, o vestibular é uma grande oportunidade para os jovens que terminaram o ensino médio e pessoas que já se graduaram no ensino superior, mas querem buscar especialização.

    “É um curso gratuito de uma universidade reconhecida, de renome. Então, acredito que as pessoas que querem estudar não podem perder essa oportunidade. Qualquer curso que você vá pagar – às vezes, de uma universidade que não tem tanto nome -, vai pagar um valor considerável”, salientou.

    Ele ainda enfatizou que os cursos podem “abrir portas” às pessoas desempregadas que estão buscando se firmar no mercado de trabalho. “Às vezes, a pessoa ainda não tem um trabalho com carteira assinada, um trabalho fixo. Então, é importante que procure formação, conhecimento, porque isso pode ajudar a conquistar espaço”, observou.

    Conforme o professor destacou, as áreas de atuação para os cursos oferecidos são as que mais têm procura em concursos públicos, tanto em Tatuí quanto na região.

    “Pedagogia é uma área que até na própria rede nós sempre temos vaga. Sempre estamos buscando professores capacitados para poder estar assumindo algumas turmas e alguns projetos”, concluiu o secretário.

    A Univesp é uma universidade pública que tem parcerias com a USP, Unesp, Unicamp e Centro Paula Souza, criada em 2012 exclusivamente para a educação a distância. Ela é mantida pelo governo do estado de São Paulo e vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

    Em Tatuí, a parceria é também com a prefeitura, onde já são oferecidos quatro cursos gratuitos: pedagogia, engenharia da computação, engenharia de produção e tecnólogo em gestão pública.

    “Eles são realizados em ambiente virtual, que garante a interação do estudante com o tutor, além de disponibilizar videoaulas, bibliotecas digitais e os conteúdos pedagógicos”, conforme divulgação da instituição.

    Publicidade
    Siltec
    EleService institucional
    Anglo
    Alessandra Bonilha, dra

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome