‘P. Setúbal’ é distinguido como literário e em âmbito nacional





Distinguido como espaço focado na literatura em âmbito nacional, o MHPS (Museu Histórico “Paulo Setúbal”) integrou encontro realizado em São Paulo no início deste mês. O evento aconteceu na Casa Guilherme de Almeida nos dias 2 e 3, com participação de 34 membros de instituições museológicas.

Tatuí esteve representada pela artista plástica e coordenadora do MHPS, Raquel Fayad. Ela fez parte de mesa redonda para discussão do tema “Casa de Escritores Fora dos Grandes Centros”. As discussões foram mediadas por Davidson Kaseker, coordenador do Sisem (Sistema Estadual de Museus), com participação de Daniel Fuentes do Instituto Hilda Hilst de Campinas.

Também falaram sobre o assunto: Lúcia Helena Vitto, da Casa de Cultura “Euclides da Cunha”, de São José do Rio Pardo; Maria Cristina Lopes, do Museu “Monteiro Lobato”, de Taubaté; e Ronaldo Alves, do Museu “Guimarães Rosa”.

O 1º Encontro de Museus-Casas Literários objetivou promover troca de experiências entre instituições fundamentalmente relacionadas a personalidades da literatura. Para isso, convidou os profissionais ligados a elas.

No dia 2, os representantes participaram de duas atividades, uma pela manhã e outra no período da tarde. No dia seguinte, um domingo, percorreram diversas instituições de cultura. As atividades incluíram visitas à Casa das Rosas, oficina cultural Casa “Mário de Andrade” e uma sessão de vídeos relacionados à história da instituição. Ao final, participaram de confraternização.