Ovanir Buosi e Horácio Gouveia vão apresentar-se no teatro do CDMCC





DIvulgação

Masterclasses e recital com o instrumentista Ovanir Buosi

 

Os instrumentistas Ovanir Buosi, clarineta, e Horácio Gouveia, piano, coordenam duas atividades gratuitas no Conservatório de Tatuí na próxima sexta-feira, 4.

Na data, eles realizam dois masterclasses e apresentam-se em recital pelo projeto “Retrato das Américas: A Clarineta do Norte ao Sul”. O projeto é apoiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo).

Os masterclasses serão realizados às 10h, sendo um de clarinete e um de piano. Ambos são abertos a qualquer interessado e ocorrerão no Salão Villa-Lobos (clarinete) e sala 9 (setor de pianos).

A partir das 20h30, o duo apresenta o recital “Retrato das Américas: A Clarineta do Norte ao Sul”, no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415).

No recital, serão apresentadas obras de Leonard Bernstein (“Sonata para Clarineta e Piano”), Robert Muczinsky (“Time Pieces op.43”), Paquito d’Rivera (“The Cape Cod Files”), André Mehmari (“Sonata para Clarineta e Piano”) e Bélà Kovács (“After You, Mr. Gershwin!”).

O projeto “Retrato…” tem por objetivos gravar e divulgar obras representativas do repertório para clarineta e piano compostas por compositores do continente americano nos últimos 70 anos.

“Obras que permeiam os norte-americanos Leonard Bernstein e Robert Muczynski, passando pelo cubano Paquito D’Rivera, pelo mexicano Arturo Márquez, até chegar ao nosso país, nas leituras do paraibano José Siqueira e do compositor mineiro Cláudio de Freitas”, explica Buosi.

Com esse repertório, “tecnicamente desafiador e musicalmente instigante”, o duo se propôs a fazer um registro fonográfico, valorizando a produção e execução brasileira de composições advindas dos mais variados estilos, mas que ilustram a mistura de ritmos, danças, canções e temperos que formam o retrato das Américas.

O CD será lançado em uma série de concertos que irá abranger tanto a capital São Paulo, como outras quatro cidades do interior paulista, entre elas, Tatuí.

Tanto Buosi quanto Gouveia são músicos consagrados nacionalmente. O clarinetista Ovanir Buosi é destaque nos cenários brasileiro e internacional, primeiro-clarinetista da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp), detentor de diversos prêmios e solista convidado frente às principais orquestras brasileiras, professor da Academia de Música da Osesp e do Instituto Baccarelli.

Gouveia é atuante solista e camerista, professor de piano e música de câmara da Emesp e, frequentemente, presente nos principais festivais de música pelo Brasil.

Os ingressos para o recital podem ser retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, de terça a sexta, das 17h às 19h, ou nos dias de realização de eventos, a partir das 18h.