Os Geraldos abrem a 3ª Mostra Téspis

Comédia conta história de um grupo de artistas mambembes que apresenta números inspirados no circo (foto: Augusto Fidalgo)

O grupo de teatro Os Geraldos, de Campinas, apresenta gratuitamente o espetáculo “Números”. A encenação acontece nesta quinta-feira, 26, às 20h30, no teatro “Procópio Ferreira” e marca a abertura da 3ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí.

“Números” é uma comédia em que um grupo de artistas mambembes se multiplica em diversas funções para apresentar uma série de números inspirados na tradição circense.

Marcando a fundação do grupo, em 2007, o espetáculo é uma criação dramatúrgica coletiva de esquetes com inspiração “clownesca” (na figura do palhaço). É um espetáculo que traduz o amor do artista pelo seu público e que, apostando no talento humano para realizar esta alquimia que transforma a pobreza de recursos materiais em arte, torna-se uma metáfora não apenas da situação do artista, mas do próprio povo brasileiro. Para o grupo, o povo também é um alquimista que transforma sua miséria material em arte, alegria e beleza.

Desde a estreia, a obra já conquistou diversos prêmios e indicações. Entre eles, melhor espetáculo, melhor conjunto de atores e melhor figurino no Fitub (Festival Internacional de Teatro de Blumenau), de 2011. Já circulou por mais de 50 cidades, incluindo turnê pelo nordeste brasileiro, Circuito Sesc (Serviço Social do Comércio) de Artes 2013, além do Festival Internacional de Acciones Escenicas, em Lima, no Peru.

O elenco é composto por Carolina Delduque, Douglas Novais, Jaqueline Dalio, Julia Cavalcanti, Paula Guerreiro e o tatuiano Lucas Gonzaga. Quem assina a direção é Roberto Mallet, que já dirigiu “Números de Circo – um espetáculo para crianças” (2011) e “O Último Sarau – uma peça de corpo presente” (2014).

Mallet é professor do Departamento de Artes Cênicas da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), em São Paulo. Foi docente da Furb (Fundação Universidade Regional de Blumenau), em Santa Catarina, e do curso livre de formação de atores do Tuca (Teatro da Universidade Católica de São Paulo). Atualmente, é diretor e ator do Grupo Tempo, fundado no ano de 1992, cuja poética é indissociável da pesquisa pedagógica e acadêmica.

A apresentação do espetáculo faz parte do projeto “Incubadora de Grupos Artísticos”, que vem acontecendo desde maio de 2017 em Tatuí. A iniciativa tem como objetivo fomentar o cenário teatral e cultural da região e qualificar os grupos artísticos através de diversas atividades, como oficinas e apresentações.

O projeto é patrocinado pelo Instituto CCR, por meio da Lei Rouanet, com apoio do Programa de Qualificação em Artes do Projeto Ademar Guerra, da Secretaria do Estado de São Paulo. Também são parceiros o Conservatório de Tatuí, a Prefeitura e a Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude.

O grupo que abre a mostra foi fundado em 2008, em Campinas, e já se apresentou, com seus cinco espetáculos, em mais de 70 cidades, de nove Estados brasileiros.

As peças também foram apresentadas em festivais nacionais e internacionais em países, como: Marrocos, Argentina e Peru, atingindo mais de 14 mil pessoas.

Concomitante ao exercício artístico, com criação e intensa circulação dos espetáculos, os integrantes desenvolvem pesquisas de mestrado e doutorado, tendo sempre em vista o compartilhamento dos estudos, que se desdobra em projetos importantes de democratização do acesso à cultura, como o curso de formação de atores e a Incubadora de Grupos Teatrais.

Desde 2013, participa do Projeto Ademar Guerra, por meio do qual contribui para o desenvolvimento de grupos teatrais, sobretudo no interior paulista.

Os ingressos para acompanhar o espetáculo em Tatuí são retirados na bilheteria do teatro, à rua São Bento, 415, no centro. O atendimento é feito de terça a sexta-feira, das 13h30 às 17h30 e das 19h às 21h; aos sábados e domingos, das 15h às 21h.