Orquestra Sinfônica do CDMCC apresenta obras de internacionais

Músicos serão regidos por João Maurício galindo nesta quarta, com solo de integrantes do Musicum rio (foto: AI Conservatório)

O alemão Ludwig van Beethoven, o austríaco Wolfgang Amadeus Mozart e o italiano Antonio Salieri são os compositores que integram o repertório do próximo concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí. A apresentação, com regência de João Maurício Galindo, será nesta quarta-feira, 30, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. Os ingressos custam R$ 12 (meia-entrada por R$ 6).

A última obra da noite, “Concerto Tríplice, para violino, violoncelo e piano, Op. 56”, de Beethoven, terá solo do Musicum Trio, formado por Abner Antunes (violino), Jefferson Perez (violoncelo) e Thais Valim (piano). Serão três movimentos no concerto: “Allegro”, “Largo”, e “Rondo alla polacca”.

Antes, a Orquestra Sinfônica apresentará “Abertura da ópera Falstaff”, de Salieri, e “Sinfonia Nº. 38, KV 504 – Praga”, de Mozart. A obra do austríaco será executada em três movimentos: “Adagio – Allegro”, “Andante” e “Finale: Presto”.

O grupo solista formou-se no “33º Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão”. Ele é composto por músicos que apreciam trabalho colaborativo e buscam identidade sonora, sem deixar de valorizar a autonomia de cada integrante.

Recebeu o primeiro prêmio e o prêmio de melhor música brasileira no “XX Concurso Nacional de Música de Câmara Cidade de Araçatuba”; quarto lugar no “III Concurso de Música de Câmara do 51º Festival Villa-Lobos” no Rio de Janeiro; e participou do “6º Concurso Internacional de Música de Câmara Joseph Joachim”, na Universidade de Música Franz Liszt, Alemanha.

Recebeu orientação do violoncelista Zygmunt Kubala e da pianista Anna Claudia Agazzi. Participou de masterclasses com o maestro e violinista Leon Spierer, os pianistas Cristian Ruvolo (Alemanha), Gilberto Tinetti e Lúcia Barrenechea, o Cuarteto Latinoamericano (México), Quinteto Villa-Lobos e Art Metal Quinteto.

Apresentou-se no Sesc (Serviço Social do Comércio) de Bauru, na Escola de Música da UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), Memorial de Curitiba, Centro Cultural Banco do Brasil, no Rio de Janeiro, e no Conservatório de Tatuí, em Sorocaba e outras cidades do interior de São Paulo.

Participou dos projetos “A Música de Câmara e os 100 Anos de Guerra-Peixe”, “Concertos do Meio-Dia” e realizou uma série de recitais em Sorocaba, apresentando “A Integral dos Trios de Wolfgang Amadeus Mozart – Homenagem aos 250 anos de Nascimento”.