O Glorioso em 1964

Arquivo Cláudio Aldecir

Por várias vezes nos perdemos no tempo, a crônica esportiva também.

É comum citar que Garrincha, por exemplo, cedeu seu lugar para Jairzinho – o chamado “Furacão da Copa 70”, equivocadamente isso já que os dois jogaram juntos pelo menos em 2 temporadas, o mesmo  acontece em relação ao grande Gerson – “O Canhotinha de Ouro” quando se cita sua presença substituindo o genial Didi , ambos os exemplos no Botafogo de Futebol e Regatas , o Glorioso como seus fanáticos  torcedores o tratam com carinho.

A foto mostra isso, os quatro grandes craques juntos em 1964 defendendo o clube no campeonato carioca. Desta equipe Jairzinho e os zagueiros Adevaldo e Zé Carlos haviam se sagrado campeões e medalhistas de ouro do Pan-Americano disputado em São Paulo no ano anterior, quando outros craques acabaram também surgindo no cenário como Carlos Alberto Torres, Evaldo e Iris do Fluminense, goleiro Heitor do São Cristovão que ficou famoso no Corinthians ao defender um pênalti cobrado por Pelé, Menotti um ligeiro atacante do Palmeiras, entre outros, dirigidos pelo treinador Antoninho.

A foto mostra em pé: Adevaldo, Elton, Manga, Zé Carlos, o sorocabano Paulistinha e Rildo. Agachados: Garrincha, Gerson, Didi, Jairzinho e Roberto.

Grandes recordações e curiosidades do futebol

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade