Maioria já teve problema para devolver ou trocar produto





De acordo com enquete realizada pelo jornal, a maior parte dos leitores afirma que já teve problema com a troca ou devolução de produtos no comércio de Tatuí.

O resultado da pesquisa apontou que 64% dos leitores responderam que já se depararam com este tipo de problemas em lojas da cidade, enquanto 36% votaram que “não”.

A pergunta foi feita depois das recomendações fornecidas pela Fundação de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) aos consumidores que ainda iriam fazer as compras de Natal.

Segundo o órgão, a orientação primordial é reunir toda a documentação relacionada à compra: nota fiscal, comprovante de pagamento, termo de garantia, entre outros. A apresentação dos documentos é imprescindível no caso de uma possível troca ou devolução.

Quanto à compra de roupas e calçados, o Procon esclareceu que as lojas não são obrigadas a trocar peças por motivos de cor, tamanho ou gosto do cliente, mesmo que o produto tenha sido um presente.

Fazer a troca, ou não, é uma opção do comerciante. Por isso, o consumidor já precisa saber todos os detalhes da peça que pretende comprar. A dica é perguntar ao vendedor, no momento da compra se a loja permitirá a troca do produto, o prazo e outras informações.

Curso de medicina

A partir deste final de semana, uma nova pergunta estará disponível no site do jornal, desta vez relativa a saúde.

Em entrevista a O Progresso, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu admitiu existir estudo para terceirização do Pronto-Socorro Municipal “Erasmo Peixoto”.

Segundo Manu, a falta de médicos e o desinteresse dos profissionais por Tatuí seriam os motivos que levariam a Prefeitura a colocar o projeto em prática.

“Não posso por em risco uma população do tamanho da nossa cidade, não tendo médicos para dar um atendimento tão essencial à vida”, disse.

Para tentar solucionar o problema, uma das expectativas da Prefeitura é a vinda de profissionais estrangeiros, por meio do programa federal “Mais Médicos”.

Por conta disso, o jornal pergunta: “Você se sentiria seguro ao ser atendido por um médico estrangeiro?”

As respostas são “sim” e “não”. A enquete estará disponível a partir deste sábado, 21, em O Progresso Digital (www.oprogressodetatui.com.br). As votações encerram-se em 3 de janeiro. O resultado será divulgado na edição do dia 5.