Jovem retoma projeto comunitário e anuncia nova versão de ‘Chácara’

 

Inspirada em uma das obras de maior sucesso do escritor José Bento Monteiro Lobato (Monteiro Lobato), a “Chácara Queto” passou por reformulações, mas será mantida, neste ano, em essência e nos resultados.

Quem informa é o criador do projeto local, uma espécie de “versão caipira” do “Sítio do Picapau Amarelo”, o jovem Sérgio Augusto Marciliano Queiroz.

Vivendo em Angatuba desde o fim do ano passado, Sérgio Augusto – como é conhecido entre os amigos – reforçou a proposta de seguir com a iniciativa. O projeto surgiu em Tatuí por vontade do jovem, que vivia, até então, no Jardim Gramado.

Em princípio, envolveu somente os amigos de infância. Do grupo, cresceu a proposta de fazer filmagens com texto originais, mas inspirados nas mesmas personagens do sítio famoso em todo o país e eternizado pela televisão em seriado. No decorrer de dois anos, o projeto ganhou a comunidade.

Sérgio Augusto queria produzir um material no qual exercesse a criatividade. Começou a filmar os amigos com uma câmera de celular. Do dispositivo, passou para uma “webcam” (câmera instalada em um “laptop”), de maneira ainda mais improvisada. Por meio desses equipamentos, agregou roteiro, criando diálogos, distribuindo-os para os amigos e dirigindo-os.

A dedicação rendeu um presente da mãe: uma câmera digital, pela qual acrescentou diferentes ângulos. Os resultados foram exibidos primeiro em casa, para os pais, familiares e amigos.

Com o passar do tempo, ganharam espaços públicos, como escolas da zona rural e urbana e o CEU (Centro de Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, no Boqueirão.

“Durante 2016, tivemos vários trabalhos”, contou o jovem, que assina criação, direção, filmagens e edição. Ele promete, para este ano, ainda mais engajamento. “Estamos preparando a volta da ‘Chácara’ em nova versão”, antecipou.

Sérgio Augusto quer continuar a realizar filmagens em Tatuí. O jovem precisou mudar-se para Angatuba, distante 88 quilômetros de Tatuí, por conta de um problema de saúde da mãe. Entretanto, a família dele mantém a propriedade em Tatuí, que dá nome ao projeto.

Batizada pelo próprio jovem, a Chácara Queto é o “set de filmagens” oficial do grupo. As gravações, que já eram realizadas uma vez por mês, serão mantidas no mesmo ritmo. Neste ano, elas terão uma nova história.

“Iniciamos no dia 2 deste mês uma versão totalmente diferente da ‘Chácara Queto’”, antecipou. O mais novo vídeo da saga marca o “retorno do acampamento da Dona Sofrência”. Para isso, o grupo se preparara para um novo cenário, com filmagens fora da Chácara Queto.

Os jovens conseguiram um espaço no Jardim Gramado, próximo à propriedade, para dar mais veracidade à história. Mais três trabalhos estão programados para este ano. Eles devem ser filmados em maio, julho e novembro. Todos serão sequência da “Chácara Queto”, considerada assinatura do grupo.

No fim do ano, os jovens devem produzir um último vídeo para ser inscrito em concurso. Anualmente, uma emissora de televisão seleciona videoclipes feitos por crianças e jovens com músicas que integram trilha sonora de novela infantil.

“Estamos, também, aguardando respostas da Secretaria Municipal de Educação sobre nosso retorno para o Sítio do Picapau Amarelo, de Taubaté”, acrescentou. O grupo solicitou apoio para realizar visita programada para o dia 25 deste mês.

O roteiro das próximas gravações traz uma história de paixão e desencontros entre dois jovens. Numa das ocasiões nas quais eles vão para a floresta juntos, para brincar, acabam se apaixonando.

Os dois perdem contato quando o jovem volta para a floresta para buscar um laço perdido pela namorada. Entretanto, ele nunca mais volta e só é visto pela jovem em sonhos.

O primeiro filme de 2017 também contará com participação especial de Artrúcios, um mago. “Ele vai ao acampamento com uma noiva misteriosa. A mulher fará de tudo para acabar com a professora que coordena as crianças”, contou.

A turma de jovens gravou, na semana passada, clipes e um trailer da nova versão da “Chácara Queto”. Ainda em janeiro, o grupo promove ensaios para a as filmagens do longa-metragem. Os vídeos poderão ser vistos, mais tarde, pela internet.