Gestante dá í  luz em ambulância básica do Samu durante a noite





SAMU

Técnico em enfermagem e enfermeira visitam menino em maternidade

 

A equipe que atua na “Bravo 03” (ambulância de suporte básico) do Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) realizou parto de uma gestante. O procedimento ocorreu na noite do dia 25 de abril, sendo comunicado à imprensa nesta semana pela coordenadora municipal de urgência e emergência do serviço, a enfermeira Roberta Lodi Molonha Machado.

Conforme a coordenadora, a equipe recebeu chamado às 21h49, dando conta de que havia uma gestante de 40 semanas em trabalho de parto. A mulher reside na zona rural do município, sendo encontrada pela tripulação da ambulância na calçada da rua José Carlos Loureiro, situada no Jardim Ternura.

Segundo informou o Samu, a gestante começou a sentir as contrações quando estava em casa. Por conta disso, resolveu se deslocar para a Maternidade “Maria Odete Campos Azevedo”, da Santa Casa, de moto com o marido.

Durante o trajeto, a mulher relatou que as dores pioraram. Por esse motivo, o marido parou o veículo para tentar ajudar a esposa. O casal acionou o serviço com a ajuda de moradores do entorno e de populares que passavam pelo local.

A equipe encontrou a parturiente em processo de expulsão do recém-nascido. Imediatamente, os tripulantes realizaram o parto. A mulher deu a luz a um menino que “nasceu saudável e foi encaminhado até a maternidade”.

O procedimento de emergência foi realizado pela enfermeira Natália Stevanato, com auxílio do técnico em enfermagem Deivid Alvares. A tripulação da viatura era composta, ainda, pelo condutor Moisés Messias dos Santos.