Fusstat promoverá “maratona” com formaturas de cursos de capacitação

Neste mês, equipe entregou lençóis doados para atender à Santa Casa ao lado da prefeita Maria José (foto: Brunno Vogah)

O Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) abre, no final do mês, a “temporada” de formaturas das oficinas do segundo semestre. Mais de 200 formandos de 33 turmas receberão certificados de conclusão entre os dias 23 de outubro e 7 de dezembro.

De acordo com a presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, o ciclo de formaturas terá início pelo centro de capacitação do Jardim Gonzaga, dia 23, e terminará na Escola da Beleza, passando pelos centros da vila Angélica, vila Esperança, CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional Urbano) “Orlando Lisboa de Almeida”, Santa Cruz e Jardim Santa Rita de Cássia.

No dia 6 de dezembro, o Fundo Social promove o encerramento da temporada do projeto Envelhecer com Qualidade de Vida, que, neste ano, aumentou o número de idosos assistidos, de 180 para 200.

Para a presidente, os trabalhos do Fusstat estão “a todo vapor”. Na terça-feira, 10, em comemoração ao Dia das Crianças, um grupo de voluntárias entregou 510 bonecos de meia para alunos de uma creche e pré-escola localizada no Jardim Santa Rita de Cássia e de uma creche no Jardim Gonzaga.

A entrega marcou o início de projeto permanente do Fusstat. Até o Natal, outras creches e pré-escolas receberão bonecos manufaturados por voluntárias do órgão. Os brinquedos são feitos com meias “desparceiradas”.

“Mesmo após o Natal, a nossa ideia é continuar com o projeto, montando bonecos e entregando para as crianças. Vamos doando conforme vamos fazendo”, comentou.

No total, a presidente calcula que 20 mulheres participam da manufatura dos bonecos de meia. O trabalho deve ser mais intenso à medida que as turmas dos centros de capacitação sejam formadas. Ao todo, o Fundo Social conta com 80 voluntárias.

“As nossas voluntárias reúnem-se uma vez por semana. Temos muitas ações sociais em andamento, e cada uma delas escolhe o tipo de projeto que mais agrada”, comentou.

A finalização das oficinas nos centros de capacitação deve desafogar a “mão de obra” voluntária para a confecção de artigos de crochê, tricô e de produtos que serão vendidos no grande Bazar de Natal do Fusstat, evento de encerramento das atividades de 2017.

Na sexta-feira da semana passada, 6, o Fusstat fez a entrega de 177 lençóis à Santa Casa de Misericórdia. As roupas de cama foram confeccionadas pelo projeto Mãos Solidárias, que funciona no Centro de Capacitação do Jardim Santa Rita de Cássia, e devem repor o estoque do hospital.

“Por conta do processo de lavagem e dos produtos químicos usados, a Santa Casa perde muitos lençóis. Creio que, com essas roupas de cama, ajudamos nessa parte”, contou.

Churrasco Solidário

O Fusstat marcou para o dia 11 de novembro, um sábado, a realização do “Churrasco Solidário”, iniciativa que busca arrecadar fundos para a compra de toalhas para a Santa Casa.

O evento tem entrada gratuita e contará com diversos tipos de churrasco, como kafta, carne bovina, suína, frango, e bebidas. O Fundo Social também promete um carrinho de sorvete e variedade de pães, feitos pelos centros de capacitação.

Segundo a presidente, o órgão vendeu 200 “vales-espetinhos” até esta semana. O Churrasco Solidário terá apresentação musical ao vivo e será realizado no Grêmio Recreativo Municipal, à rua Bepe Vanni (atrás do Corpo de Bombeiros), das 13h às 18h.