Exposição apresenta ‘caos de Santos’

Ensaio realizado na década de 90 apresenta imagens de trabalhadores antes de mudança em porto (foto: divulgação)

Transformar em imagens e ordenar graficamente o caos da rotina de trabalho do porto de Santos. Esta é a proposta do ensaio do fotógrafo Ricardo Hantzschel e que será apresentada em Tatuí em exposição pelo Sesi (Serviço Social da Indústria). A mostra é a primeira do ano trazida pela instituição.

Gigante e diversificado, o porto faz girar a cidade de Santos e é referência para toda América Latina. A escolha dele como local para um ensaio fotográfico representou um grande desafio para o fotógrafo, sobretudo estético.

Hantzschel queria retratar “apaixonadamente um lugar hostil, povoado por anônimos e cuja importância parece ser inversamente proporcional à monumentalidade das cargas que manipulam”. “O cais é um espaço fascinante, inesgotável na sua capacidade de gerar histórias, na simplicidade quase banal das idas e vindas de seus personagens”, consta em material de divulgação.
Através de fotografias, o profissional propôs um ensaio no qual retratou o cais como sendo um abrigo de sombras, vultos e silhuetas que compõem o mundo portuário. Trata-se de uma espécie de ligação umbilical entre a terra e o mar.

Em meados da década de 1990, na fase de privatização do porto, todo o trabalho de manuseio de carga realizado até então foi substituído por sistemas automatizados. Antes de essa transformação acontecer, mudando o cenário visual da região, Hantzschel retratou o ambiente povoado por anônimos.

O artista é jornalista formado pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo, pós-graduado em fotografia e mídia pelo Senac (Serviço Nacional do Comércio), também da capital. É fotógrafo profissional há 30 anos.

Hantzschel é professor do ensino superior desde 2000 e já conquistou o Prêmio Funarte Marc Ferrez, com o ensaio “Sal”, publicado em livro em 2015. Também venceu o Prêmio Porto Seguro de Fotografia – São Paulo 450 Anos em 2003.

A obra dele figura no acervo do MAM (Museu de Arte Moderna), de São Paulo, desde 2001.

O profissional expõe nos principais espaços culturais do Brasil e do exterior e desenvolve o projeto educacional em linguagem visual Cidade Invertida. A iniciativa foi premiada pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), do governo de São Paulo, recebendo certificação de Mérito Cultural pela Secretaria de Cultura e vencendo o Prêmio Comgás de Patrocínio Sociocultural.

A mostra “A Sombra do Porto” integra o projeto “Exposições Itinerantes”, do Sesi de São Paulo. Essa iniciativa tem como objetivo apresentar obras originais ou reproduções fotográficas, criando circuitos alternativos de mostras.

Em Tatuí, a exposição de fotografias tem abertura no dia 1o de março. O público poderá apreciar as imagens até o dia 14 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 9h às 12h. O endereço é a avenida São Carlos, 900, na vila Dr. Laurindo. Mais informações no fone 3205-7910.