Estudante do Sesi da cidade retorna de 2º intercâmbio de rúgbi





Arquivo O Progresso

Giovanna retornou de intercâmbio cultural e esportivo no dia 16

 

No dia 16 deste mês, a aluna da Escola do Sesi de Tatuí, Giovanna Mota Jacó, retornou do 2º “Intercâmbio Cultural Try Rugby”. Na bagagem, ela trouxe lembranças de momentos vividos em campeonato realizado em Londres.

A estudante reencontrou a família ao desembarcar e contou “toda experiência vivida durante os dias que esteve na capital da Inglaterra”. “Sentia saudades apenas da minha família. Minha vontade era morar em Londres”, declarou ela, para a coordenação de esportes do Sesi do município.

Giovanna passou 11 dias no exterior – ela viajou no dia 4 –, período em que “vivenciou culturas diferentes”. Além do clima, ela conviveu com estudantes de diversas unidades do Sesi e meninas de outros seis países. São eles: Hong Kong, Índia, Santa Lucia, Suazilândia, Uganda e Trinindade & Tobago.

A estudante participou de campeonato de rúgbi disputado em Londres, evento no qual o Sesi de São Paulo ficou em segundo lugar. A coordenação de esportes local destacou a participação de Giovanna e o apoio da família da menina que acreditou na iniciativa do Sesi, da Premiership Rugby e da Touraid.

Em Tatuí, Giovanna compartilhou a experiência com os colegas, interação que, conforme o Sesi, desperta o interesse nos demais alunos “de um dia participar”.

O intercâmbio cultural e esportivo é promovido pelo Sesi (Serviço Social da Indústria) em parceria com o British Council e a Premiership Rugby. Ele aconteceu entre os dias 4 e 17 deste mês e teve como objetivo levar dez alunas do projeto “Try Rugby” (algo como: “Experimente o Rúgbi”, na tradução para o português) para participar de uma experiência no Reino Unido.

As alunas enviadas pelo Sesi participaram do “Festival Internacional de 7s”, em Londres. O evento é realizado por meio da “Touraid”, organização não governamental que trabalha por crianças “menos favorecidas socialmente”.

O foco são meninas de países da Ásia e da África. A ONG atua, ainda, no desenvolvimento de atividades sustentáveis entre esses países e o Reino Unido.