Estrangeiros





Dia 2 de dezembro de 2013, fomos surpreendidos com a triste notícia do falecimento do “Dom Pedrito”, como carinhosamente a torcida do São Paulo Futebol Clube se referia, naqueles anos de 1970, ao grande meia uruguaio Pedro Rocha.

Quem gosta e acompanhava futebol sabe da importância do craque para a história do Tricolor, duas vezes campeão paulista, em 1971 e 1974, e de como ele se adaptou ao clube. Depois de alguns “disse não disse” com o treinador Minelli, em 1977, acabou sendo negociado com o Palmeiras, e com passagens, ainda, pelo Coritiba.

Fica na história como um vencedor, um craque inesquecível. Sempre foi uma tradição do “mais querido” ter em suas fileiras (elenco) jogadores de países vizinhos. Inúmeros foram eles, alguns marcaram demais; outros, com passagens discretas. Relacionamos alguns, como Forlan, Sierra, Dario Pereira, Barrios, Prospiti, Lugano, Renganeschi, Sastre, Cecílio Martinez, Rubem Furtembach, Maldonado, Rojas, Aristizabal, entre os mais famosos, assim como Ameli, Moreno, Caraballi, Matosas, Diego Aguirre, Carrasco, Barraza, entre os menos conhecidos que vestiram a camisa Tricolor.

A foto, curiosamente, registra a presença de três atletas estrangeiros. É o São Paulo em 1954, no Pacaembu, antes de uma derrota frente à Portuguesa de Desportos, pelo campeonato paulista.

Em pé: Alfredo Ramos, De Sordi, Poy, Pé de Valsa, Mauro, Bauer e Serrone. Maurinho, Albella, Gino, Negri e Teixeirinha. Goleiro José Poy se identificou com o clube tanto que virou até treinador e, por aqui, morou; Gustavo Albella, era um grande goleador, denominado de “El Atômico”, devido às suas jogadas de efeito; e Negri, atacante habilidoso, todos argentinos, que marcaram presença no Tricolor paulista. São histórias e curiosidades do futebol.

NOTA: As fotos são do arquivo pessoal do autor, que data de 50 anos. Ele, como colecionador e historiador do futebol, mantém um acervo não somente de fotos, mas de figurinhas, álbuns, revistas, recortes e dados importantes e registros inéditos e curiosos do futebol, sem nenhuma relação como os sites que proliferam sobre o assunto na rede de computadores da atualidade