Equipe viajará a Itapetininga para disputar Jogos do Idoso

Voltado para atletas a partir de 60 anos de idade, os Jogos Regionais do Idoso terão participação de Tatuí em 2017. A equipe que representará o município entrará na disputa – que começa no dia 30 deste mês – apenas no mês de agosto.

Os Jori são realizados pelo Fussesp (Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo), em parceria com a Selj (Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude do Estado de São Paulo) e com as prefeituras das cidades-sede. Itapetininga, um dos nove municípios a receber a competição, faz parte da 8ª Região Esportiva.

A cidade vizinha terá jogos iniciados no dia 30 de agosto com término em 3 de setembro. O calendário começa em Americana, no fim deste mês e vai até o dia 4 de junho. Lins receberá os idosos para as competições entre 21 e 25 de junho.

Entre 9 e 13 de agosto será a vez de São Sebastião sediar o evento desportivo. Votuporanga terá disputas de 16 de agosto a 20 do mesmo mês. Também em agosto, de 23 a 27, a competição abrangerá idosos das cidades ao redor de Praia Grande.

Marília e Bebedouro recebem os Jori nos períodos de 13 a 17 e de 20 a 24 de setembro, respectivamente. A final estadual será em Sertãozinho, de 18 a 20 de outubro.

Em todas as etapas, o Fussesp estima a mobilização de mais de 14 mil atletas. Nelas, os idosos participarão de 14 modalidades. São elas: bocha, atletismo, buraco, coreografia, damas, dominó, dança de salão, malha, truco, natação, vôlei adaptado, tênis de mesa, tênis e xadrez.

No ano passado, mais de 300 localidades paulistas estiveram representadas nos Jori. Todas as cidades-sede recebem cerimônia oficial de abertura, com direito a desfile dos municípios participantes, acendimento de pira olímpica e juramento dos atletas.

De acordo com a Sejl, os jogos contribuem para movimentar a economia das cidades que sediam a competição. As prefeituras disponibilizam os locais de competição, alojamentos, transporte e toda estrutura necessária. Somente em 2016, foram mais de 21 mil participantes, entre atletas, técnicos e demais profissionais envolvidos.

“Todo esse movimento de pessoas beneficia a economia local, principalmente os setores de turismo, hotelaria, compras, alimentação e serviços em geral”, afirmou em nota o secretário de Esporte, Paulo Gustavo Maiurino.

Neste ano, o investimento do governo do Estado no evento será de R$ 2,5 milhões.

Os Jori começaram em 1994, com o evento “Caras e Coroas”, no Ginásio do Ibirapuera. Depois do sucesso do torneio, em 1995, foi iniciada a competição nos moldes atuais, organizada pela primeira-dama da época, Lila Covas.

Desde então, anualmente, oito cidades recebem os jogos, representando as oito regiões esportivas do Estado, e uma última sedia a final estadual. A atual primeira-dama do Estado e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lu Alckmin, acompanha todas as edições dos Jori desde o ano de 1996.