Equipe tatuiana confirma disputa em rally

Piloto de Tatuí anunciou obtenção de patrocínio um dia antes do encerramento das inscrições do evento (foto: Lucas Carvalho)

Não é futebol, mas nos 44 minutos do segundo tempo – no dia em que se encerraram as inscrições para o Rally dos Sertões – Edu Piano e Solon Mendes, da Território Motorsport, puderam viabilizar a participação na edição de 25 anos da competição.

A Strufaldi Revestimentos Cerâmicos, empresa com sede em Tatuí, renovou a parceria com uma das duplas recordistas de títulos na maior prova off-road do país.

Veteranos no grid, o piloto tatuiano e o cearense Mendes já conquistaram juntos seis títulos e, pelo segundo ano consecutivo, vão acelerar na categoria UTVs (veículos utilitários multitarefas, na sigla, em inglês), desta vez, a bordo do novo Can-Am Maverick X3 X RS, na edição de 25 anos da prova, entre 19 e 26 de agosto.

“Quem é empresário neste país sabe o quanto as coisas estão difíceis nos últimos tempos e, nesse ano em especial, quase ficamos de fora do Sertões. Mas a Strufaldi acreditou mais uma vez na equipe e pretendemos retribuir com um bom resultado. Nosso muito obrigado ao diretor Renato Strufaldi e também ao Anderson Lisboa”, ressaltou Piano, piloto de 48 anos que segue para a 22ª participação consecutiva.

O piloto e preparador de veículos de competição disputou todas as edições desde que a categoria carros foi introduzida em 1996. Antes, somente motos participavam.

“Nas quatro temporadas que a Cerâmica Strufaldi apoiou a equipe de Edu Piano, tivemos muita satisfação pelo sucesso alcançado. E, desta vez, não será diferente. Apostamos novamente nesta grande parceria. Estar com uma equipe que sempre ultrapassa os limites para alcançar a excelência e o destaque”, afirmou Lisboa, responsável pelo departamento de marketing da empresa.

O desafio está lançado. A dupla vai encarar entre mais de 3.300 km entre os Estados de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. A largada será em Goiânia e a chegada, pela primeira vez, em Bonito.

O primeiro trecho do rally é entre Goiânia e Goianésia e tem 310 km. A largada será dada em 20 de agosto. No dia seguinte, os pilotos seguem 245 km entre Goianésia e Santa Terezinha de Goiás.

Em 22 de agosto, os participantes seguem de Santa Terezinha para Aruanã, em trecho de 297 km cronometrados. De lá, partem para Barra do Garças, cidade do Estado do Mato Grosso que dista 263 km de Aruanã.

No dia 24 de agosto, a equipe tatuiana e os concorrentes partem de Barra do Garças com destino a Coxim, também no Mato Grosso. A prova é a maior do rally com 430 km. No dia seguinte, a prova segue para Aquidauana, no Mato Grosso do Sul, distante 194 km do ponto de partida.

A última etapa do rally tem 310 km, entre os municípios de Aquidauana e Bonito. A previsão de término é em 26 de agosto.

Aos 52 anos e com uma trajetória de 32 de off-road, o navegador Mendes segue para a 20a participação na prova. “Roteiro novo, novos desafios e a expectativa sempre é de fazer uma excelente prova nesta categoria, que certamente será uma das mais competitivas do Sertões”, contou o cearense.

Apesar de o roteiro neste ano não passar pelo deserto do Jalapão, no Tocantins, Piano e Mendes puderam fazer um ótimo treino durante o Rally Baja Jalapão 500, em junho, quando percorreram mais de 1.000 km de percurso e garantiram o terceiro lugar na categoria e terminaram em quarto na geral.

Agora, a dupla tem alguns dias para se preparar e a equipe está a todo o vapor com os últimos ajustes.

Com sede em Tatuí, no interior paulista, a Território Motorsport é uma das equipes mais tradicionais no grid do Rally dos Sertões e chefiada por Edu Piano, que além de piloto é um experiente preparador de carros de competição.

Durante 12 temporadas (até 2014) a equipe representou o time oficial da Ford Caminhões (Ford Racing Trucks/Território Motorsport) na competição. E também, entre 2011 e 2014, foi a equipe oficial da Troller (Troller Racing/Território Motorsport), que se sagrou bicampeã da prova na Production T2. A partir de 2016, Piano passou a desenvolver e preparar UTVs.