ELEIí‡í•ES 2016 – Planos de moradia popular são enfocados





A habitação é a primeira de quatro áreas das quais os candidatos a prefeito de Tatuí falam, nesta semana, em sabatina realizada pelo jornal O Progresso. Neste quarto bloco, a série de entrevistas traz os planos de moradia popular apresentados pelos políticos.

Excepcionalmente, contudo, o jornal traz as respostas de três dos quatro candidatos ouvidos inicialmente. As entrevistas foram gravadas nos dias 15 e 18 de agosto, com José Guilherme Negrão Peixoto (Guiga – PSC), José Manoel Correa Coelho (Manu – PMDB), Luiz Gonzaga Vieira de Camargo (Gonzaga – PSDB) e Rogério de Jesus Paes (Milagre – PRTB).

Dos quatro, Gonzaga não terá as respostas publicadas por ter deixado a candidatura na segunda-feira, 12, sendo substituído pela esposa, a empresária Maria José Vieira de Camargo.

Em agosto, os políticos responderam a 19 questões no período de um minuto e meio. Também tiveram o mesmo prazo para as considerações finais, totalizando 20 questões, que estão sendo publicadas desde o mês passado.

O jornal iniciou a série no dia 28 de agosto, sempre aos domingos, veiculando quatro respostas de cada candidato. A sabatina será encerrada na semana que vem, com as perguntas finais, específicas para cada um deles. As questões anteriores são iguais para todos.

Nesta semana, além de falarem sobre o déficit habitacional, os políticos avaliam a Educação na cidade, divulgam metas para melhoria da malha viária urbana e comentam sobre o serviço de transporte público.

A exemplo das campanhas anteriores, as entrevistas foram gravadas também em vídeo, cuja visualização pode ser acessada a partir de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). O acesso é livre a assinantes e não assinantes dos veículos impresso e digital.

Em 2015, a Caixa Econômica Federal totalizou 12.194 inscrições para o Minha Casa Minha Vida em Tatuí, nas três faixas de renda do programa. Esse dado mostra um déficit habitacional. Quais planos o senhor pode adiantar para a área da habitação?


 

PERFIL DOS CANDIDATOS

Guiga – 20 – PSC
Jose Guilherme Negrão Peixoto – o Guiga, como é conhecido, nasceu no dia 13 de novembro de 1961, em Tatuí. É pai de duas filhas e avô de três meninas. Seu pai, José Erasmo Pereira Peixoto, era um tradicional comerciante, historiador e colunista de jornais da cidade. Sua mãe era professora.

Guiga se formou em administração de empresas, com pós-graduação em gestão empresarial. Também fez vários cursos de economia. Atualmente, trabalha como empresário e educador financeiro.

O empresário destaca sua atuação como voluntário em diversas entidades filantrópicas de Tatuí, ressaltando que “não importa a função que esteja desempenhando, o importante é servir ao próximo”.

Aos 54 anos, Guiga Peixoto sustenta querer “ampliar as boas ações para a população de Tatuí”. Tomou a decisão de ser candidato a prefeito depois de ouvir filhas e amigos e “apesar de opiniões contrárias, que vieram para desencorajá-lo”.

 


 

Manu – 15 – PMDB
José Manoel Correa Coelho, Manu, tem 42 anos, é casado e pai de dois filhos. Acumula quatro mandatos eletivos consecutivos, sendo três para vereador e um para prefeito.

O político atribui, “como marca de governo à frente da Prefeitura, a transparência, o combate sistemático à corrupção e o equilíbrio das contas públicas”.

Desde 2013, tem declarado que “trabalhou para a quitação de dívida herdada”, divulgada no valor de R$ 40 milhões. Para tanto, afirma ter adotado medidas como redução de secretarias, diminuição de cargos em comissão, redução de aluguéis de imóveis e de veículos. Ainda destaca a “aquisição de patrimônio para a cidade”.

Construiu creches, efetivou repasses de recursos para entidades filantrópicas. Também aponta a concessão de reajuste aos servidores públicos municipais, repasses de recursos para a Santa Casa, e construção de casas populares, por meio do programa federal Minha Casa Minha Vida.

 

 


 

Maria José Gonzaga – 45 – PSDB
Maria José Vieira de Camargo nasceu em Angatuba, em 10 de junho de 1946. Em Tatuí, frequentou, inicialmente, o curso “normal” e, posteriormente, o de administração escolar no então Instituto de Educação “Barão de Suruí”.

Formou-se em pedagogia pela Faficile (Faculdade de Filosofia Ciências e Letras) de Tatuí. Também cursou educação física na FKB (Fundação Karnig Bazarian), de Itapetininga.

Desde 1975, é sócia-gerente do Escritório Santa Cruz. Casada com Luiz Gonzaga Vieira de Camargo, é mãe de Alessandra e Juliana, e tem cinco netos.

Entre os anos de 2005 e 2012, ocupou a função de presidente do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí. No órgão, Maria José criou os centros de capacitação, instituiu eventos beneficentes, como o Chá Solidário, os bazares de Dia das Mães e de Natal, e ações sociais, como o Casamento Comunitário.

Para atender ao público da terceira idade, implantou o projeto Envelhecer com Qualidade de Vida e inaugurou a Praça do Idoso, na vila Doutor Laurindo. O espaço é composto por área de lazer e de prática de esportes adaptados.


Rogério Milagre – 28 – PRTB
Rogério de Jesus Paes nasceu em Tatuí, no dia 14 de março de 1966. Mais conhecido como Rogério Milagre, é casado com Neusa Maria e tem uma filha, Rayane.

É filho de José Celso Paes, também conhecido como Zé Milagre (de quem herdou o “cognome”), já falecido, e de Aparecida de Jesus L. Paes. Cursou o primário e o ensino fundamental na Escola do Sesi. Completou o ensino médio na então Escola Industrial “Salles Gomes”.

É treinador de futebol voluntário no Santa Cruz Futebol Clube. Também treinou, por vários anos, crianças para formação de times de base na vila Angélica.

Milagre é funcionário público municipal. Atualmente, está licenciado da função, sendo lotado na Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Nas horas vagas, gosta de ler e jogar futebol.

O candidato cita ter gosto pela política e, mesmo não conseguindo se eleger, afirma que “não desistiu do objetivo por saber que será muito útil para Tatuí”.

 


ENTREVISTA DOS CANDIDATOS