Conservatório promove Mostra de Artes Cênicas a partir desta quinta

Cena do espetáculo "Lampião e Maria Bonita no Reino DIvino" (foto: AI Conservatório)

O Conservatório de Tatuí realiza, de 29 de novembro a 2 de dezembro, a Mostra de Artes Cênicas 2018. O evento reúne oito espetáculos produzidos por alunos e professores dos cursos de teatro da escola. As peças serão apresentadas no teatro “Procópio Ferreira”, com sessões às 15h e 20h. A entrada é gratuita.

“A Mostra de Artes Cênicas é um evento muito importante para todos os alunos e professores do Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí. É o momento em que os trabalhos desenvolvidos em sala de aula, ao longo de todo o ano letivo, são levados à cena no teatro ‘Procópio Ferreira’, com o intuito de efetivar o fenômeno teatral que só se dá na presença do público”, comenta a coordenadora do evento e do setor, Fernanda Mendes.

Ao todo, serão apresentados oito espetáculos dos cursos de teatro juvenil, adulto, aperfeiçoamento e do Grupo de Prática Teatral. “É também a oportunidade de realizar um exercício de interdisciplinaridade, unindo os alunos dos cursos de formação de atores e das oficinas de maquiagem, iluminação, cenografia, som em cena e direção em torno de um mesmo trabalho de criação”, acrescenta a coordenadora.

A mostra começa nesta quinta-feira, 29, às 15h, com “Lampião e Maria Bonita no Reino Divino”, produzida pelo Grupo de Prática Teatral do Conservatório de Tatuí.

Com classificação livre e direção de Dalila Ribeiro, a peça conta o que acontece após a morte dos cangaceiros Lampião e Maria Bonita. Ele vai para o inferno e ela, para o céu. Lá do Reino Divino, eles acompanham o sofrimento dos sobrinhos Julinho e Silvinha na Terra.

Eles se amam, mas os pais não aceitam o namoro. Lampião e Maria Bonita, junto com seus amigos Severino Mansidão e Creusa Espiriteira, decidem ajudar o casal a ficar junto e “armam as maiores confusões”.

O elenco traz Adriana Afonso (Contadora), André Luís Camargo (Lampião), Bruno dos Santos Assunção (João), Fernanda Mendes (Maria Bonita), Gabriel Bertin (Mansidão), Jéssica dos Santos Vieira (Creusa Espiriteira), Julia Maschietto Mastromauro (Silvinha), Silvio Luiz Zanchetta (Julinho) e Tamires Freire de Carvalho Ramos (D. Suzana).

Participam também: Guilherme Souza (guitarra), Guilherme Freitas (percussão) e Joseval Paes (direção musical), entre outros.

No mesmo dia, às 20h, alunos do curso de aperfeiçoamento em performance apresentam “r[ELA]tos – aS fruta que te PARIU”. O texto aborda a violência à mulher em todas as suas formas e “envolve a plateia, despertando questionamentos e autoanálises”.

O professor responsável é João Armando Fabbro, com performances de Bruna Machado, Carlos Rafael, Edivana Mendes, Gabriel Tonin e Vitória Cardoso.

A peça “r[ELA]tos – aS fruta que te PARIU” será apresentada na quinta, 29, às 20h (foto: AI Conservatório)
A peça tem público limitado a cem pessoas, que serão convidadas a acompanhar o espetáculo de cima do palco. A entrada é recomendada para maiores de 14 anos.

Na sexta-feira, 30, às 15h, o Grupo de Teatro Juvenil apresenta “Liderato, O Rato que era Líder”. Escrita em 1966 por André Carvalho e Gilberto Mansur, a peça conta a história de um país diferente, povoado por ratos. Por meio de várias situações políticas, o texto leva o público a entender melhor o sentido e a importância do voto.

O elenco traz Felipe Santos (Liderato) e Érika Milena de França (Ratilda), além de Maria Eduarda Cassemiro, Emily Muniz Modena, Rebeka Perbelini, Julia Ferraz, Erica Beatriz Carriel Andrade Hessel, Nauny Beatriz, Alessandra Giacummo, Gil Penalva, Julhia Costa, Rafael de Deus Santos, Thais Luar de Oliveira Vallerine, Eduarda Fagundes Tietbohl, Pedro Santos, Guilherme Correa, Valdick Jünior, Kadu Dias, Marina Redini, Gabriela Holtz, Gabrielly Bracco, Rachel Vitoria e Larissa Lopes.

Participam também: Elidamaris Cortez (teclado) e Leo Risseti (percussão), entre outros. A direção é de Fernanda Mendes e André Luiz Camargo, com direção musical de Joseval Paes e Elidamaris Cortez.

Ainda na sexta-feira, às 20h, alunos do curso de teatro adulto encenam “Roda Viva”. O texto de Chico Buarque de Hollanda retrata um ídolo da canção que precisa mudar de nome para agradar ao público.

O personagem representa “o artista manipulado pela imprensa e promove uma reflexão sobre a sociedade de consumo”.

O elenco é formado por Alexandre Moreira Cardoso, Claudimir Manoel Rodrigues, Elder Romano de Nadai, Enrique da Silva Oliveira, Fernanda Luiza de Medeiros, Gabriel Davi Soares Lobo, Gabriel Melgarejo Vergani, Giovanni Minhaco Santos, Gustavo Valim Souza, João Mateus Pereira Domingues, José dos Santos, José Manoel Souto, Josias Igor Pepe Moreira, Letícia Rodrigues de Moraes, Lucas Ferrarini da Silva, Lucas Moretti Camargo, Pedro de Paula Crosatte, Sharon Mrofka e Yasmin da Costa.

A direção é de Adriana Afonso, com direção musical de Noel Santos (violão) e Ricardo Fenerich (piano).

A Mostra de Artes Cênicas continua no fim de semana, com “Treze”, “Mistério na Sala de Ensaio”, “Clarão nas Estrelas” e “Sobre Amanhã: Quantas Lembranças Restaram”.