Conservatório de Tatuí­ inscreve interessados a curso em parceria





O Conservatório de Tatuí recebe inscrições até dia 16 de dezembro de alunos interessados em obter o certificado técnico em instrumento/canto ou luteria. A declaração é fornecida por meio de parceria entre o Conservatório de Tatuí e a Etec (Escola Técnica) de Artes de São Paulo. Tanto a inscrição quanto o curso são gratuitos.

Alunos das áreas de música clássica, popular e do curso de luteria podem se inscrever para obtenção do certificado. Para tanto, é necessário inscrever-se pessoalmente na secretaria pedagógica. O endereço é rua São Bento, 808, no centro, nos horários das 8h às 12h e das 14h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Para se candidatar é preciso ter cursado pelo menos o primeiro ano do ensino médio, estar frequentando as disciplinas obrigatórias previstas para os dois últimos semestres de seu curso no Conservatório de Tatuí. O aluno também tem que apresentar junto ao pedido o histórico escolar dos anos que já tiver cumprido no ensino médio, além de preencher um formulário próprio.

Quem estiver frequentando o terceiro ano ou mesmo concluiu o ensino médio deverá apresentar o histórico correspondente ao tempo já cursado ao fazer o processo.

Desde 2012, a AACT (Associação de Amigos do Conservatório de Tatuí) firmou convênio de cooperação técnico-educacional com o Ceeteps (Centro Estadual de Educação Tecnológica “Paula Souza”). O acordo permite que estudantes do Conservatório obtenham o diploma de técnico em instrumento musical/canto ou em fabricação de instrumentos musicais (luteria). A parceria é inédita.

No processo de certificação técnica, o Conservatório de Tatuí seleciona 30 alunos do último ano de curso de instrumento/canto/luteria. Os selecionados pelo Conservatório são matriculados como alunos da Etec de Artes.

Após a matrícula, o Centro Paula Souza oferece, nas dependências do Conservatório de Tatuí, disciplinas em complemento à formação musical no Conservatório.

No primeiro semestre, são lecionadas linguagem, trabalho e tecnologia e planejamento de trabalho de conclusão de curso. No segundo semestre, há complemento de ética e cidadania e desenvolvimento de trabalho de conclusão de curso.

Ao concluírem as disciplinas, os alunos apresentam um trabalho para uma banca mista, formada por professores da escola técnica de São Paulo e do Conservatório. Com a aprovação, a banca recomenda a certificação por competências e o aluno recebe o diploma de técnico emitido pelo Centro Paula Souza.

Além das facilidades relacionadas ao mercado de trabalho, os técnicos em instrumento musical podem pleitear bolsas de estudo em instituições internacionais de renome, com auxílio da certificação. Os técnicos em fabricação de instrumentos musicais recebem um benefício extra que é o reconhecimento da profissão.

Atualmente, eles “são considerados artesãos, mesmo com uma sólida formação técnica oferecida pelo Conservatório”, informou a assessoria de comunicação da instituição.

O aluno selecionado deverá, duas vezes a cada semana, assistir as aulas, sempre no período noturno.

A certificação de curso técnico só é concedida depois de o aluno cumprir todas as obrigações pedagógicas previstas pela Etec, pelo seu curso no Conservatório e também após apresentar documento que comprove a conclusão de seus estudos do ensino médio.