Conservatório dá premiação para os melhores alunos do curso de violão

Concurso com 30 estudantes fez homenagem ao professor Jair de Paula

0
322
Rafael Vieira dos Santos, vencedor da categoria adulto, com Guilherme Sparrapan, Geraldo Ribeiro e Edson Lopes (AI Conservatório / Iago Antunes)
Publicidade
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Conservatório de Tatuí realizou na semana passada o V Concurso Interno de Violão Clássico. Cerca de 30 estudantes participaram do evento, que teve quatro categorias de premiação e foi uma homenagem a Jair de Paula, o primeiro professor de violão da instituição.

Na categoria até 12 anos, o primeiro lugar foi para Sophia Letícia dos Santos, aluna da professora Josiane Gonçalves. Em segundo lugar, Leandro Paulino de Oliveira, seguido de Lucas Ian de Camargo Borges e Victória Gabriela Gutierrez de Lima. Menções honrosas para Lucas Moraes Mota e Sophia Gabriela dos Santos.

Na categoria até 15 anos, a vencedora foi Ana Laura Silva Souza, da classe do professor Adriano Paes. Na categoria até 17 anos, a melhor pontuação foi do aluno Pedro Floriano Camargo Santos, que tem aulas com Edson Lopes.

O violonista Rafael Vieira dos Santos, também aluno de Edson Lopes, foi o vencedor da categoria adulto, para alunos com mais de 18 anos, seguido por Victor Henrique Anastácio e Carlos Eduardo de Souza Barbosa. Receberam menção honrosa Jefferson Gonçalves Munhoz e Matheus de Souza Faria.

O júri foi composto pelos professores Edson Lopes, Geraldo Ribeiro e Guilherme Sparrapan, sob coordenação do professor Adriano Paes.

O V Concurso Interno de Violão foi uma homenagem ao violonista Jair Teodoro de Paula, o primeiro professor do curso de Violão Clássico da escola, contratado em setembro de 1969.

Numa época em que não havia método de ensino, partituras e fotocópias, ele escrevia peças, lições e exercícios à mão no caderno de cada um dos seus 70 alunos. Com tantos estudantes para atender semanalmente, as aulas tinham que ser ministradas em conjunto, o que marcou o início de uma nova experiência didática.

Publicidade

O primeiro contato dele com o violão aconteceu aos 22 anos. Inicialmente, tocava de ouvido. Depois, conheceu o método prático de Américo Jacomino e começou a estudar, sozinho, as posições dos acordes. Isso até ingressar no Conservatório Musical “Carlos Gomes”, de Campinas, onde se formou em 1962 no curso de Violão Erudito.

Jair de Paula fez história no Conservatório de Tatuí e faleceu em janeiro de 2012, aos 78 anos.

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome