Conserto de muro da ‘Barão de Suruí­’ está previsto nessas férias





Alvo de preocupação por parte de munícipes, o muro lateral da Escola Estadual “Barão de Suruí” deve passar por reparado durante o período de férias escolares. A informação é da assessoria de imprensa da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo.

“O conserto já foi providenciado, e vai ser realizado durante o recesso escolar, agora em julho”, informou a pasta, por e-mail. A restauração tem como finalidade “firmar o muro do colégio” que fica na rua Coronel Aureliano de Camargo.

O problema foi notificado à Secretaria do Estado pela Derita (Diretoria Regional de Ensino de Itapetininga). Conforme anunciado pelo governo, o trabalho não atrapalhará o regresso dos estudantes em agosto, com o início do segundo semestre letivo.

Em março do ano passado, a escola ficou parcialmente interditada para reformas no prédio. O motivo é que parte das salas apresentou rachadura derivada de infiltrações e goteiras. A assessoria relatou que providenciou reparo do espaço interno.

“As intervenções na unidade não prejudicaram as aulas e em nenhum momento o colégio ficou interditado totalmente, de forma a prejudicar o calendário escolar, pois o conserto durou menos de um mês”, ressalta a assessoria.

Na época da interdição parcial, cerca de 400 alunos tiveram de ser alocados no prédio que abrigava a então Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude. Cinco salas foram disponibilizadas para atender os estudantes da escola.

O procedimento, classificado como emergencial, foi autorizado pela Prefeitura, em reunião com a pasta estadual, a Derita e a direção da unidade escolar.

Para receber os colegiais, os espaços foram adaptados com lousas, armários, mesas e cadeiras. Na ocasião, eles abrigavam aulas de artes marciais e jogos de tabuleiro. Com a concessão, essas atividades foram então transferidas, em parte, para o Centro Cultural e também para a praça Paulo Setúbal, no prédio que abrigou o PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).

A pasta estadual ressaltou que todos os reparos necessários na escola são notificados antecipadamente. “Tudo o que precisa ser realizado no colégio, a administração escolar sempre comunica a diretoria de ensino para que, gradativamente, essas melhorias possam ser efetuadas”, complementa a nota.