Conscientização é vista como causa de mais BOs de estupro

O resultado da enquete promovida semanalmente pelo jornal O Progresso em seu portal de notícias (www.oprogressodetatui.com.br) alcançou quase a unanimidade na edição desta semana.

Reportagem publicada na edição do dia 6, quarta-feira, 6, informou que os estupros de vulnerável tiveram aumento “oficial” de 43% no ano de 2018 em Tatuí, segundo divulgado pela Secretaria da Segurança Pública.

O delegado da DDM (Delegacia de Defesa da Mulher), Silvan Renosto, afirmou que o aumento nos índices não significa crescimento no número de casos, mas uma conscientização maior da população quanto à importância da denúncia.

Com isso, a enquete perguntou: “Você acredita que o número de boletins de ocorrência de estupro de vulnerável aumentou por qual motivo?”.

A enquete podia ser respondida com as opções: “porque realmente houve mais casos”, que obteve 4% das respostas; e “porque as vítimas estão tendo menos receio de procurar a polícia”, que somou 96%.

Com início neste sábado, 16, outra questão é levada aos leitores, desta vez sobre o novo sistema de gestão de vagas no centro da cidade, que rende multa de R$ 195,23 a quem não o respeita.

O procedimento já está em prática e exige que o motorista, para utilizar gratuitamente os espaços reservados por até uma hora, tenha um cartão “temporizador” exposto no painel do veículo.

O interessado pode retirar o “cartão-relógio”, junto com um panfleto explicativo, na Secretaria de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, à na rua 11 de Agosto, 28, de segunda-feira a sexta-feira, em horário comercial.

Conforme o secretário municipal da Segurança Pública e Mobilidade Urbana, José Roberto Xavier da Silva, o sistema foi criado com o objetivo de melhorar o fluxo de vagas no centro.

Assim, a enquete pergunta: “Você é a favor do rodízio de vagas de estacionamento no centro da cidade?”. A votação se encerra na sexta-feira, 22, às 16h30, com publicação do resultado na edição do dia 24.