Concerto da Orquestra Sinfônica do Conservatório destaca cordas

Apresentação no teatro do Conservatório é a segunda atividade do ano realizada por grupo sinfônico

A segunda apresentação da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí em 2017 terá um repertório definido especialmente para dar destaque aos instrumentos de cordas sinfônicas. O concerto acontece nesta quarta-feira, 22, às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”, à rua São Bento, 415, no centro, com regência do maestro João Maurício Galindo e solo do trompetista Ramon Diego.

Por meio de nota enviada à imprensa, o regente ressaltou “o contraste deste concerto em relação ao anterior, realizado pela Orquestra Sinfônica no dia 22 do mês passado”. “Naquele primeiro, houve grande destaque para os instrumentos de sopro e percussão. Neste próximo, o destaque é para as cordas”.

A abertura do concerto será com o compositor Pyotr Tchaikovsky e a obra “Serenata para cordas opus 48”, em quatro movimentos: “Andante non tropo – Allegro moderado”, “Valsa”, “Elegia” e “Finale” – tema russo. “’Serenata’, de Tchaikovsky, é uma das mais belas e mais conhecidas das obras compostas para instrumentos de cordas”, comentou o maestro, no material de divulgação.

A segunda música do concerto terá solo de Ramon Diego. A Orquestra Sinfônica e ele executam uma composição de Jean Neruda, denominada de “Concerto para trompete e cordas – Allegro, Largo, Vivace”.

Galindo destaca que, mesmo com solo de trompete, as cordas têm destaque. “O acompanhamento é feito mais uma vez só pelas cordas”.

A Orquestra Sinfônica encerra o segundo concerto da temporada com “Variações sobre um tema de Haydn”, de Johannes Brahms. “É um ‘Tema com Variações’, contrastando com o que aconteceu no concerto anterior, que finalizou com uma sinfonia”, observou.

O regente é um dos mais ativos diretores de orquestra do país. Está à frente da Orquestra Jazz Sinfônica do Estado de São Paulo há 11 anos e da Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí desde 2011.

Foi regente da Orquestra Amazonas Filarmônica, da Orquestra Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, e atuou como convidado frente a muitas outras. Entre os grupos, estão: a Sinfônica de Campinas, Sinfônica do Paraná, Petrobrás Sinfônica do Rio de Janeiro, Filarmônica de Belgrado, Sinfônica de Bari (Itália) e Orquestra Sinfônica de Roma.

Foi também regente da Orquestra de Alunos dos Festivais de Campos do Jordão em 1998, 2000 e 2002.

Acreditando que a boa música não deve ser privilégio de elites, empenha-se em levá-la a um número cada vez maior de pessoas. Assim, mantém dois programas radiofônicos de sucesso na Rádio Cultura de São Paulo, o “Pergunte ao Maestro”, e o “Encontro com o Maestro”. Na TV Cultura, apresenta o “Pré-Estreia”.

Foi um dos criadores da série de concertos infantis beneficentes “O Aprendiz de Maestro”, realizada há dez anos na Sala São Paulo, produzida pela Tucca, associação que cuida de crianças e adolescentes com câncer. Em 2009, publicou pela editora Melhoramentos, o livro “Música, pare para ouvir”.

Com muitos anos dedicados à atividade pedagógica, Galindo é considerado um dos maiores especialistas brasileiros em ensino de instrumentos de cordas. Ele trabalhou nessa atividade no Sesc (Serviço Social do Comércio) e no Projeto Guri.

Foi também professor do Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista). É bacharel em composição e regência pela mesma instituição, e mestre em musicologia pela USP (Universidade de São Paulo).

Sobre o solista

Natural de Fortaleza, Ceará, Ramon Diego iniciou a carreira de trompetista participando da Banda de Música do Sesi (Serviço Social da Indústria) e na Banda de Música do Colégio Piamarta. Começou a estudar trompete no Conservatório de Tatuí em 2012, primeiro com o professor Gerson Brandino e, mais recentemente, com Marcelo Costa.

Durante três anos, participou da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e, em 2016, integrou a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, além da participação em grupos pedagógicos da escola. Já se apresentou como solista da Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí, no concurso “Jovem Solista”, sendo um dos vencedores.

Tem participação em festivais, como: Festival Eleazar de Carvalho (Ceará), Femusc (Santa Catarina), Jazz Trumpet Festival (São Paulo), Iguazú en Concierto (Argentina), Curso de Férias e Encontro Internacional de Metais, ambos do Conservatório de Tatuí.

Acumula experiência com importantes professores da área, tais como: Flavio Gabriel, Martin Angerer, Fernando Dissenha, Nailson Simões, Ayrton Benck, Bobby Shew, Adam Rapa e Fernando Ciancio.