Competição teve personagens como B. Obama e Papai Noel





Cristiano Mota

Marinaldo Faria correu São Silvestre e deu ‘esticada’ em Tatuí nos Mirandas

 

José Claudio e Marinaldo Faria estiveram entre os 289 atletas que competiram na Corrida Rural “Diniz Pollo”. Os atletas de Boituva e de São Paulo, respectivamente, não passaram despercebidos pelo público e pelos organizadores.

Eles correram a prova da categoria principal fantasiados de Papai Noel e do presidente norte-americano Barack Obama. Sem o gorro e a barba do “bom velhinho”, José Claudio havia corrido antes os cinco quilômetros da categoria veterana.

“A primeira foi sério. A segunda vai ser só por brincadeira”, disse ele, minutos antes da largada da última bateria da competição. José Claudio integrou equipe com sete competidores. Veterano na corrida tatuiana, ele disse que a maior dificuldade do percurso é na “primeira subida”, metros após a largada.

Contou, ainda, que decidiu se fantasiar de Papai Noel para fazer uma espécie de brincadeira com o final do ano. “A gente já vive correndo no dia a dia. No final do ano, resolvi brincar de correr vestido do bom velhinho”, relatou.

Com um traje menos usual, Marinaldo Faria também correu os dez quilômetros. De terno e gravata e sapato social, ele prestou uma espécie de homenagem ao “homem mais poderoso do planeta” em Tatuí e em São Paulo. Na capital, participou da Corrida Internacional de São Silvestre, com 15 quilômetros.

O Barack Obama brasileiro chegou a Tatuí de caravana, trazido por amigos. “Eles me convidaram e eu estou aqui”, comentou ele, ao se preparar para a largada. Em São Paulo, ele terminou a prova em mais de duas horas. “Demorei porque precisei parar para tirar fotos com os fãs”, descreveu.

Menos irreverente, mas um pouco mais competitivo, Tomás Adelino Júnior cruzou a linha de chegada da categoria máster na última colocação. Ele “segurou o ritmo” para acompanhar a esposa que competiu pela primeira vez. Júnior pratica “mountain bike” e completou o percurso “caipira” pela quinta vez.

A prova de 2013 atraiu, também, esportistas consagrados, como Joce Fiuza. O ex-piloto de motocross – que competiu por 30 anos na modalidade – pratica, atualmente, “mountain bike” e participou da corrida rural “por acaso”.

“Eu não vim disputar. Vim dar uma força para meus vizinhos. Eles me convidaram, eu topei, gostei e no ano que vem estou de volta”, prometeu o esportista.