CEU recebe encontro de docentes de artes que visa capacitação

Evento visou debates, trocas de experiências e reflexões de professores

As secretarias municipais da Educação e do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude realizaram na sexta-feira, 10, o primeiro Encontro dos Professores de Arte da Rede Municipal de Ensino.

    O evento aconteceu no CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados) “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires” e foi planejado pelo coordenador cultural do espaço, Edson Pinto.

    De acordo com a assessoria de comunicação da Prefeitura, o objetivo do encontro foi promover debates, reflexões e trocas de experiências, servindo como capacitação entre os docentes.

    A reunião teve a participação do secretário do Esporte, Cassiano Sinisgalli, e do diretor do Departamento Municipal de Cultura, Rogério Vianna.

    Durante todo o dia, foram desenvolvidas atividades com temas como o ritmo nas linguagens artísticas, formação de grupos por linguagem e apresentação de propostas de vivência do conteúdo ritmo e vídeo sobre ritmo.

    Os professores também trataram de assuntos como o silêncio na arte, ouvir mais e falar menos, arte física: objetos, espaços e formas; roda de debates sobre as atividades e finalização e outras vivências que puderam ser compartilhadas.

    “Esse será o primeiro de muitos encontros, visto que compartilhar experiências entre educadores visa melhorias no saber artístico dos alunos, futuros usuários da cultura”, acentuou o diretor.

    “Esse encontro amplia o conhecimento pedagógico e se estenderá também à área de esporte”, afirmou Sinisgalli.

    Conforme comunicado distribuído à imprensa, todos os equipamentos do Departamento da Cultura foram disponibilizados para “ampliação do saber dos alunos da rede”, como o Museu Histórico “Paulo Setúbal”, a Biblioteca Municipal “Brigadeiro Jordão”, Centro Cultural Municipal, CEU (Centro de Artes e Esportes Unificados).

    O encontro interferiu em todas as ambiências do CEU, por meio de recortes de jornais, artes plásticas, música, vivências, com o intuito de “ampliar a curiosidade e a vivência do professor que, na especificidade de arte, deve dar ênfase à cultura, às linguagens artísticas e ao patrimônio cultural”.