‘Cerca eletrônica’ auxilia GCM na localização de carro e prisão





O sistema de monitoramento por câmeras de segurança implantado em Tatuí e chamado de “cerca eletrônica” possibilitou a localização de um veículo e a detenção de uma pessoa. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura.

Em nota, o Executivo informou que guardas civis municipais detiveram um homem (de nome e idade não informados) por tentativa de roubo. Segundo a Prefeitura, as imagens captadas pelos equipamentos permitiram a captura do suspeito.

O homem teria tentado roubar um estabelecimento comercial no dia 8 de março. A GCM apurou que o acusado fugiu em um Fiat Uno branco e conseguiu levantar os números das placas do veículo.

Com os dados, uma equipe fez buscas pelo sistema de monitoramento, identificando o trajeto percorrido pelo suspeito. Pelas imagens, os guardas verificaram que o veículo circulara pela rua Chiquinha Rodrigues, no sentido do Jardim Lírio. Com apoio da PM, a equipe municipal encontrou o carro e o suspeito em diligências no bairro.

Na delegacia, uma vítima que estava no estabelecimento comercial teria reconhecido o suspeito como sendo o autor da tentativa de roubo. O homem permaneceu detido.

Por meio da assessoria, o comandante da GCM, Doraci Dias de Miranda, declarou que “diversos casos tiveram solução a partir desse amparo da tecnologia”. Miranda mencionou que câmeras de seguranças estão presentes em 50 prédios pertencentes à rede pública municipal da Educação.

“Tatuí vive, hoje, um excelente momento no setor de segurança. Temos os melhores índices dos últimos 15 anos. Tivemos queda nos roubos, furtos, homicídios”, declarou.

“Esse sistema inteligente de câmeras vem colaborando com o bom trabalho da Guarda Municipal realizado em cooperação e parceria com as polícias Militar e Civil”, adicionou.

O sistema

Instalada em julho de 2015, a cerca eletrônica entrou em operação um mês depois. Ela consiste em câmeras instaladas em entradas e saídas do município.

Os equipamentos permitem o registro de imagens de veículos que passam pelos locais. Com isso, é possível identificar o trajeto feito por suspeitos de crimes.

As câmeras estão instaladas em pontos com grande fluxo de veículos, como as ruas Alberto Seabra, 11 de Agosto, Chiquinha Rodrigues, Vice-Prefeito Nelson Fiúza, avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, Rio de Janeiro e via municipal Benedito Faustino da Rosa. As imagens são verificadas na sede da GCM.