BuZum! volta ao município para maratona com peça ‘Mamulengo’

Espetáculo a ser apresentado em Tatuí e nos outros 15 municípios terá sessões em ônibus adaptado (foto: divulgação)

O projeto BuZum! volta a Tatuí nesta semana para desenvolver novas atividades. A cidade recebe a apresentação da peça “Mamulengo”, que será encenada em um total de 16 municípios. Na região, o espetáculo terá sessões gratuitas em outras duas cidades. As encenações serão em Quadra e Cesário Lange.

Em Tatuí, as apresentações acontecem na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) “Professora Eunice Pereira de Camargo”, à rua João Castanho, 35, no bairro Jardins de Tatuí. Tanto na segunda como na terça-feira, as sessões serão realizadas às 9h, 9h40, 10h20, 11h, 13h30, 14h e 14h30.

A itinerância que começou no dia 31 de julho e vai até o dia 31 deste mês é viabilizada por meio da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura, com patrocínio do Instituto CCR, da concessionária SPVias. Com o apoio, o BuZum! realizará 168 sessões gratuitas da peça que explora a cultura popular por meio de bonecos criados por mestres tradicionais de Pernambuco.

Mamulengo tem enredo que envolve uma aventura de dois amigos em pleno carnaval pernambucano. O texto mostra as diversas vertentes tradicionais nordestinas.

Na peça, o personagem João cai num poço e sua amiga Joana precisa salvá-lo. Para isso, ela conta com a ajuda de um papagaio e de diversos personagens típicos da cultura popular presentes no carnaval nordestino, inspirados em figuras e movimentos, como: caboclinho, maracatu, cavalo marinho e frevo.

Os mais de 40 bonecos utilizados no espetáculo são mamulengos confeccionados por mamulengueiros de Glória de Goitá de Pernambuco, cidade da zona da mata de Pernambuco, conhecida como a “Capital do Mamulengo”.

Com texto de Beto Andreetta e direção de Wanderley Piras, o espetáculo também mostra crianças de universos distintos que se encontram e exploram a cultura popular juntas. Enquanto uma é mais voltada à tecnologia e brinca com um “smartphone”, a outra tem uma mala com um segredo.

Elas iniciam uma conversa e começam a interagir e compartilhar suas culturas. João, neto de um mamulengueiro, mostra que dentro de sua mala há um boneco, gerando curiosidade em sua amiga, e, a partir daí, a história se desenrola.

O mamulengo é um tipo de fantoche típico do nordeste brasileiro, especialmente encontrado no Estado de Pernambuco. Há dúvidas a respeito da origem do nome, mas acredita-se que tenha vindo do termo “mão molenga”, ou “mão mole”, mostrando que quem faz a manipulação deve ter uma grande habilidade manual.

Em geral, os mamulengueiros trabalham com dois personagens ao mesmo tempo e muitas vezes manipulam mais de 60 bonecos durante uma brincadeira. Em apresentações, um ou mais manipuladores dão voz e movimento aos bonecos.

A companhia responsável pelas apresentações tem dez peças no repertório, voltadas ao público infanto-juvenil. O BuZum! também tem um espetáculo para adolescentes chamado “Intolerância”, que levanta questões sobre preconceitos no ambiente escolar, que têm se tornado rotineiros no cotidiano dos jovens.

Neste ano, além de Mamulengo, a companhia programa a estreia de “Que lixo é lixo?”.