BB gera oportunidades a atletas da região

Miguel Martins assinou contrato de formação e integra o elenco sub-15 do Vasco da Gama (foto: divulgação)
Da redação

Nascido em Limeira, o jogador Miguel Martins conquistou, pelo Bom de Bola, o título da categoria sub-15 da Taça Band, em 2018. O lateral direito foi contratado pelo Vasco da Gama na terça-feira, 21, oito dias antes de completar 15 anos.

O jovem atleta, que já defendeu o Grêmio e estava no PSTC, do Paraná, assinou contrato de formação válido por três temporadas e integra o elenco cruzmaltino sub-15. O clube paranaense manteve 40% dos direitos econômicos de Miguel, enquanto 60% passaram a pertencer ao “Gigante da Colina”.

Companheiro do novo jogador vascaíno durante a campanha vencedora pelo Bom de Bola, o atleta Maycon atua nas categorias do Desportivo Brasil. Campeão da Taça Band pela equipe tatuiana, o jogador é natural de Laranjal Paulista.

Idealizado pelo tatuiano Diego Rodrigo de Oliveira Medeiros de Barros – conhecido como Diego Barros, ex-jogador profissional de futebol -, o projeto social “Bom de Bola, 10 na Escola” completa 11 anos de história em 2020.

O Bom de Bola surgiu com o objetivo de promover o desenvolvimento intelectual e físico de crianças e adolescentes de Tatuí e região, com idades entre 6 e 17 anos. “Hoje, somos um projeto com alcance regional”, reforça Barros.

“Os meninos se deslocam de suas cidades para virem a Tatuí em treinamentos e partidas do Bom de Bola. Os atletas, assim como os familiares, entendem que nós podemos criar oportunidades para eles”, informa o idealizador.

Atualmente, o projeto atende cerca de 160 crianças e adolescentes. Além de tatuianos, Barros afirma que o Bom de Bola possui jovens de Torre de Pedra, Guareí, Cesário Lange, Capela do Alto, Boituva, Tietê, Cerquilho, Piracicaba, Limeira, Laranjal, Porto Feliz e Sorocaba.

De acordo com ele, “existe uma carência de oportunidades na região aos garotos que sonham em jogar futebol profissionalmente”. Opção aos jovens atletas, o Desportivo Brasil, segundo Barros, busca indicações do Bom de Bola para monitorar garotos até 13 anos.

Ao longo do ano, o Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, promove as competições mirins, Copa Tatuí de Futsal para Menores e Copa Craque do Futuro.

Os certames municipais permitem que as agremiações locais inscrevam até dois jogadores não nascidos em Tatuí. Conforme Barros, a Taça Band e outras competições nas quais o Bom de Bola participa ao longo do ano não têm essa limitação.

“Competimos em Tatuí e procuramos participar de bons torneios regionais. Desta forma, permitimos mais chances aos nossos atletas tatuianos e para aqueles que veem o Bom de Bola como uma oportunidade de crescer no futebol”, completou Barros.