Avenida Pompeo Reali pode ganhar ciclovia ou ciclofaixa até fim do ano

A avenida Vice-Prefeito Pompeo Reali, na região da vila São Cristóvão, poderá ganhar ciclovia ou ciclofaixa. Os projetos que integram o PMMU (Plano Municipal de Mobilidade Urbana) já estão sendo analisados pelo Executivo.

Técnicos do DMMU (Departamento Municipal de Mobilidade Urbana) devem analisar, inicialmente, a viabilidade das duas propostas. Para isso, avaliarão o impacto das ações sobre o trânsito. Depois, uma delas poderá ser colocada em prática, conforme antecipou o diretor do órgão, Yustrich Azevedo da Silva.

Conforme ele, o plano (envolvendo qualquer que seja o dispositivo escolhido) é permitir o acesso a ciclistas em toda a extensão da Pompeo.

A pretensão é de que o trecho dedicado ao uso de bicicletas alcance também uma parte da rua Capitão Lisboa, no trajeto após a praça Antônio Prado, que abriga a Concha Acústica Municipal “Maestro Spártacco Rossi”, passando pela ponte do Marapé.

“Estamos em estudos. Vamos verificar qual possibilidade vai abranger o nosso PMMU, e que seria uma possibilidade bem interessante”, declarou o diretor.

Se optar por uma ciclovia, a Prefeitura terá de reservar boa parte da faixa de rolamento tanto da avenida como da rua. Isso porque o dispositivo exige que haja separação física, de modo a isolar os ciclistas dos demais veículos.

As ciclovias funcionam todos os dias da semana, independentemente de horário especial, e são exclusivas de bicicletas, com uso proibido por carros, motos e pedestres.

Já as ciclofaixas têm mais flexibilidade de uso e com implantação mais simplificada. Elas consistem em faixas pintadas nas ruas ou avenidas, de espaços reservados aos ciclistas. A diferença é que a faixa é compartilhada com demais veículos. Contudo, os ciclistas só podem circular se estiverem dentro dela.

Além das ciclovias, que dependem de avaliação, o DMMU promove a implantação de lombofaixas em trecho da Pompeo. Elas começaram a ser instaladas na terça-feira, 8, e devem ser concluídas até a quinta, quando a Prefeitura programou a inauguração da construção da ponte e a entrega do dispositivo.

Quatro pontos rodeiam a rotatória central e um quinto deverá ser instalado na Capitão Lisboa, na altura da Concha Acústica. A ideia é que as lombofaixas funcionem como redutores de velocidade dos veículos.

Com isto, o departamento prevê mais segurança não só para os motoristas, mas para os pedestres. “É um recurso que temos para diminuirmos a velocidade dos veículos que não seja um radar. Ele também funciona como uma faixa de pedestre e contará com todo o aparato de sinalização”, acrescentou Silva.

O DMMU também fará, até a quinta-feira, a pintura de solo e a sinalização vertical. A proposta é informar os usuários sobre quais sentidos seguir. Para isso, o departamento instalará placas indicativas de faixa de rolamento, com avisos de acessos.

A intenção é evitar que motoristas precisem cruzar a faixa de rolamento sem necessidade quando tiverem de voltar para determinado ponto.

As placas indicativas sinalizarão o sentido de bairro-centro e vice-versa e serão instaladas a partir de hoje, quarta-feira, conforme a programação das obras. O departamento precisa aguardar, primeiro, o tempo de cura da capa asfáltica aplicada nos trechos. Para proteger o asfalto, a Prefeitura utilizou pedriscos.

“Isso é usado para que o asfalto não dilate quando um carro mais pesado passa. Do contrário, fica a marca. O pedrisco ajuda e dá uma protegida”, informou Silva.

A equipe de pintura iniciará os trabalhos após a lavagem do asfalto, que está prevista para esta quarta. Os funcionários realizarão as ações nas duas avenidas, Pompeo Reali e Nelson Fiuza, e no trecho final da Capitão Lisboa. Esta última via teve pontos de cruzamento fechados, por questão de segurança.

“Esta é uma decisão que estava no escopo do projeto. Foi uma ação decidida pela Secretaria Municipal de Planejamento, justamente porque, quanto menor os cruzamentos em uma via com muito movimento, menor será a probabilidade de ocorrência de acidentes de trânsito”, argumentou Silva.

Este mesmo modelo deverá ser levado para outros pontos do município, como a rua 11 de Agosto. A Prefeitura está verificando quais medidas adotará para aumentar a segurança de quem circula pelo trecho entre o Jardim Santa Emília e o Jardim Lucila. O diretor antecipou que, ou o departamento fecha os pontos de cruzamento, ou poderá construir um novo canteiro central.