Atores em Conserva vão a evento regional de teatro





A Cia. de Teatro Atores em Conserva participa do Encontro Regional de Teatro realizado pelo Projeto Ademar Guerra. O evento acontecerá em vários municípios do interior do Estado de São Paulo, ao longo deste mês, e com participação de todos os grupos que compõem a edição 2016 do projeto.

No encontro, as trupes que recebem orientação farão apresentação de seus chamados “processos criativos” junto à curadoria artística. Os compartilhamentos serão realizados no decorrer do mês, e por meio de mostras de recortes.

O grupo tatuiano tem conversa sobre processos criativos e apresentação de trecho de espetáculo marcadas para o próximo dia 27. As atividades acontecem em Campinas e integram o programa de qualificação em artes da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. A iniciativa é gerenciada pela organização social POIESIS – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

O Encontro Regional é realizado anualmente e permite que a curadoria do projeto acompanhe de perto o trabalho dos grupos e seus orientadores artísticos. No decorrer do encontro, além de avaliar o processo de criação, os grupos se propõem a trocar informações com os curadores para melhoria da ação.

Neste ano, o Ademar Guerra realizará um total de seis reuniões. Elas acontecerão em Assis, Birigui, Bauru, Campinas, Pereira Barreto e São José do Rio Preto.

Para o grupo tatuiano, as atividades são consideradas, também, como oportunidades de troca entre as companhias, grupos e coletivos teatrais do interior do Estado. Os encontros são vistos, ainda, como um incentivo para que os grupos trabalharem em rede e aprendam a partir do ato de observar e escutar o outro.

Pereira Barreto será a primeira cidade a receber o encontro, nesta quinta-feira, 4, com apresentação da Cia. Cid Chagas. Nesta sexta, será a vez das companhias Banda Tribuss, Casa de Vidro e Teatro de Coroa se apresentarem. Eles farão recortes no encerramento das atividades em Birigui.

Em São José do Rio Preto, o programa segue no sábado, 6, com duas mostras, uma realizada pela manhã e a outra à tarde. No primeiro período, o trabalho ficará a cargo da Cia. Apocalíptica e Minha Nossa Cia. de Teatro. No segundo, haverá participações do grupo Girocênico, companhias Casa de Vidro, Assim de Repente, Teatro do Porto, Contra Legem e Nasce Teatro.

No dias 20, sediam reuniões e mostras Bauru e Assis, com participações dos grupos Literato, Morangos Arteriais e Segundo Piso; e NPEC, respectivamente.

O encerramento se dará em Campinas, no dia 27, com mostras pela manhã e à tarde. Das 9h30 às 16h, farão apresentações o grupo tatuiano, a Cia. D’vergente de Teatro, o grupo Ethos de Teatro e Coletivo Verum. Das 17h às 22h, será a vez dos grupos 3o Ato, Castelo das Artes, Filhos da Terra, companhias Pé de Ator, Sanca, Caboclo Ventura, Etra e Morangos Arteriais.