Atletas representarão a cidade nos ‘Jogos Abertos’ em 5 modalidades





A Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude confirmou, nesta semana, participação de Tatuí nos JAI (Jogos Abertos do Interior). O município será representado em cinco modalidades na cidade de São Bernardo do Campo.

Organizado pela SELJ (Secretaria Estadual de Esporte, Lazer e Juventude) em conjunto com o comitê organizador do município-sede, o evento reunirá atletas de oito regiões esportivas. Tatuí integra a última, tendo atletas classificados.

Entre os dias 12 e 24 de setembro, os atletas da delegação tatuiana defenderão o município nas competições de atletismo ACD (atleta com deficiência), boxe capoeira e judô, na categoria masculina. Na feminina, a cidade estará representada por meninas da capoeira e pela equipe de vôlei de praia.

Neste ano, o congresso técnico da competição está programado para o dia 3 de setembro. Os preparativos para o evento – com a recepção das delegações das cidades participantes, os sorteios das equipes que se enfrentarão em cada uma das modalidades, entre outros assuntos – acontecem dia 10.

Conforme calendário divulgado pelo governo do Estado, as competições propriamente ditas começam no dia 14. Elas serão realizadas após solenidade, programada para as 8h do mesmo dia. Ainda em setembro, antes do encerramento, haverá congresso técnico para escolha de cidade-sede de 2018.

Os Jogos Abertos do Interior são chamados de “Horácio Baby Barioni”, como homenagem. Barioni é criador e idealizador do evento desportivo, e empresta antenome desde 31 de março de 2007, data de aprovação de lei estadual 12.553.

A competição tem por objetivo coroar o desenvolvimento da prática desportiva dos municípios classificados nos Jogos Regionais e contribuir para o aprimoramento técnico das diversas modalidades em disputa, no Estado.

De acordo com regulamento, a competição é disputada em três divisões, sendo elas: 1a, 2a e divisão especial. Esta última será realizada conforme os critérios estabelecidos pela coordenadoria de esporte e lazer para cinco modalidades. São elas: basquetebol, handebol, voleibol, xadrez (essas quatro, nas categorias masculina e feminina) e em futebol (somente masculina).

Seguindo as regras, os JAI terão disputas com limites mínimo e máximo de idades para cada modalidade. Em ginástica artística, que tem atletas em ambos os sexos, as provas femininas reunirão atletas com até 14 anos e as masculinas com até 16. Não há idades estipuladas para a categoria livre em ambos os sexos.

O mesmo vale para a ginástica rítmica. Já em futebol, as competições serão realizadas na categoria livre (entre mulheres) e com atletas de até 20 anos (entre homens).

Ao todo, o evento desportivo estadual reunirá atletas em 27 modalidades na categoria livre. As competições valerão para atletismo, atletismo ACD, basquetebol, biribol, bocha, boxe, capoeira, ciclismo, damas, futebol, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, judô, karatê e kickboxing.

Também haverá disputas de luta olímpica, malha, natação, natação ACD (atleta com deficiência), taekwondo, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia, voleibol e xadrez.

As delegações poderão ser compostas por um chefe, um assistente, dois médicos, um acompanhante para até 50 atletas, um roupeiro, um assessor de imprensa, um fotógrafo, um tesoureiro, dois vigilantes, seis membros de cozinha, cinco motoristas, três responsáveis por manutenção, dois encarregados pelo alojamento, dois responsáveis por limpeza, dois enfermeiros.

O comitê organizador recomenda, também, que as delegações sejam compostas por um técnico, um assistente técnico, um fisioterapeuta e massagistas.