Apresentação marca lançamento de CD





Apresentação do pianista Nahim Marun programada para esta quinta-feira, 18, marca a retomada de eventos que integram o calendário do 2o semestre do ano do Conservatório de Tatuí. Na data, o músico lança o CD “Miniaturas de Oswald”.

O recital de piano solo será realizado às 20h, no teatro “Procópio Ferreira”. O espaço fica na rua São Bento, 415, no centro. A apresentação tem entrada franca.

O CD “Miniaturas de Oswald” é dedicado à obra para piano do compositor brasileiro Henrique Oswald (1852-1931). O recital contempla, também, obras de Heitor Villa-Lobos (como “Festa no Sertão”) e de Frédéric Chopin.

Considerado um dos mais importantes compositores do romantismo musical brasileiro, Oswald nasceu no Rio de Janeiro em 1852 e faleceu na mesma cidade, em 1931. Depois de uma permanência de 30 anos em Florença, o compositor voltou a residir no Brasil, em 1903, onde permaneceu até o fim de sua vida, atuando intensamente como professor, compositor e intérprete.

Com a implantação do chamado “nacionalismo exigente”, a partir da “Semana de 22” (Semana de Arte Moderna que aconteceu em São Paulo em fevereiro de 1922), a música de Oswald saiu gradativamente de foco. Na ocasião, julgamentos descritos como “pouco criteriosos e unilaterais” sobre as influências e estilo fizeram com que a obra dele caísse em esquecimento.

A crítica especializada menciona que a escrita para piano de Oswald congrega “traços do miniaturismo de Schumann e Grieg, requintes harmônicos de Franck e Fauré, além de atmosferas impressionistas de Ravel e Debussy”. Ela é considerada, também, de caráter intimista e elegante.

Conjugados com as influências do pianismo de Chopin, os aspectos verificados nas obras de Oswald são também considerados um “brinde aos ouvintes”. As composições dele – com aspectos da música ibérica e releituras da música popular europeia – reúnem pluralidade e unidade estilística.

Em “Miniaturas de Oswald”, o pianista Marun apresenta desde obras relevantes, como “Il Neige!…”, até as que não haviam sido registradas. Entre essas composições, estão: “Sete Miniaturas”, “Serenatella” e “Sérenade Grise”. Também há peças não editadas, como os “Trois Romances sans Paroles”.

Para o recital de lançamento deste trabalho, o pianista selecionou obras que promovem um diálogo entre Oswald e as influências de seu tempo. A intenção é criar uma conexão entre composições que se autorrefletem e se comunicam.

O projeto foi premiado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural), da Secretaria de Estado da Cultura em 2015. Foi um dos quatro selecionados dos 52 inscritos.

“Trata-se de um trabalho sobre o compositor Henrique Oswald, um dos maiores compositores do romantismo brasileiro. Entre suas obras, selecionei e pesquisei várias obras inéditas, nunca antes gravadas – algumas nem mesmo editadas”, enfatizou o pianista e professor da Unesp (Universidade Estadual Paulista).

Marun iniciou carreira artística recebendo prêmios em importantes concursos nacionais de piano. Após completar formação no exterior, foi escolhido “melhor solista do ano” pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Também foi indicado como “melhor pianista” pelo IV Prêmio Carlos Gomes.

O músico recebeu prêmio pelas gravações com o “Diapason d’Or”. No Prêmio Bravo! de Cultura venceu como “melhor CD de música erudita”. Marun também foi selecionado entre os “melhores do ano” pela Iberian and Latin Music Society, de Londres (Ray Picot), na Inglaterra.

Entre as gravações feitas pelo pianista, destaca-se o CD “Violin Music in Brazil” (Dynamic, Itália). Ele fez o trabalho junto com o violinista e maestro Cláudio Cruz. Segundo Mark Lehmann, da revista norte-americana “American Record Guide”, o CD traz “interpretações absolutamente esplendidas”.

O músico também tem menções sobre interpretação das oito peças que constituem a “Prole do Bebê” para piano solo (CD Villa-Lobos em Paris, Philarmonia Brasileira). As análises são do crítico Rodolfo Coelho de Souza na Revista Diapason.

“Sua execução da ‘Prole do Bebê’ é límpida e precisa, além de demonstrar uma perfeita compreensão do estilo. Muitos outros pianistas famosos como Guiomar Novaes e Ana Stella Schic também gravaram esta obra. Marun venceu brilhantemente o desafio da comparação”, escreveu Souza na publicação.

Marun gravou também o CD “Água de Fonte”, com a soprano Claudia Riccitelli. Com o ciclo completo das “Serestas, Modinhas e Canções”, de Villa-Lobos, do compositor Eduardo Seincman, surgiram o CD “Em Movimento” para piano solo, o livro-CD “Sonata do Absoluto” e o CD “Histórias Fantásticas”.

Participou como pianista solista no DVD da primeira gravação brasileira de Pulsares para piano e orquestra de Flo Menezes, com o Percorso Ensemble sob a regência de Ricardo Bologna.

Como solista, colaborou com os regentes Stephan Sanderling, Carlos Moreno, Hans Koellreuter, John Neschling, Naomi Munakata, Claudio Cruz, Lígia Amadio, Diogo Pacheco, Eleazar de Carvalho, Henrique Morelembaum, Roberto Duarte, Ronaldo Bologna, Igor Sarmientos, Luis Gustavo Petri, Dario Sotelo e Marcos Sadao.

Como recitalista apresenta-se regularmente nos Estados Unidos, França, Itália e Brasil. O pianista também faz concertos como solista e em duo com artistas, como: Claudio Cruz, Claudia Riccitelli, Dimos Goudaroulis, Hagai Sharam, Eduardo Monteiro, Paulo Szot, Branford Marsalis, Yossi Arnheim, entre outros.

Marun é mestre formado no The Mannes College of Music, de Nova Iorque, com bolsa Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). É doutor pela Unicamp (Universidade de Campinas) e tem pós-doutorado completado na Université Paris-Sorbonne (Paris-IV), na França.

Foi aluno da pianista Isabel Mourão, no Brasil, e do pianista Grant Johannesen, nos Estados Unidos. Estudou teoria, contraponto, harmonia, análise e composição com o Hans Joachin Koellreutter, no Brasil, Carl Schachter, nos Estados Unidos, e realizou estudos de musicologia em Paris, com Danièle Pistone.

É professor efetivo de piano na graduação e pós-graduação do Instituto de Artes da Unesp. Autor dos livros “Técnica Avançada para Pianistas sobre os 51 Exercícios de Johannes Brahms” (Edunesp) e “Revisão Crítica das Canções para Voz e Piano de Heitor Villa-Lobos” (Editora Cultura Acadêmica – UNESP).