7ª Feira do Doce contará com mais de 250 produtos de 50 expositores

Assim como na edição anterior, a Feira do Doce terá 4 dias de duração (foto: Diléa Silva)

Acontecerá de 6 a 9 de julho, das 10h às 22h, na Praça da Matriz, a sétima edição da Feira do Doce, promovida pela prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude. Em 2019, 50 expositores instalados em Tatuí participarão expondo e comercializando mais de 250 tipos de doces.

Considerada o maior evento do segmento gastronômico doceiro do interior paulista, a Feira do Doce está incluída no Calendário Turístico do Estado de São Paulo, por meio da lei estadual 15.844/2015. Ainda é reconhecida nacionalmente pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Conforme a assessoria de comunicação da prefeitura, “o evento possui o objetivo de buscar o empreendedorismo dos produtores de doce, dando oportunidade para que os visitantes encontrem todas as guloseimas gastronômicas em um único lugar, promovendo o desenvolvimento turístico do município, conhecido como a ‘Terra dos Doces Caseiros’”.

Neste ano, os doceiros classificados para participar foram divididos em oito segmentações. Os produtores do gênero de bebidas são: Refrigerantes Vieira Rossi e Pinga dos Ramos; os produtos de milho, Cantinho Doce e Delícias de Milho.

Os doces tradicionais e artesanais serão produzidos por: Rancho Maricota, Receitas do Sítio, Doce Cidade, Doceria Pingo Doce, Sandra Doces, Oliveira Produtos Artesanais, Doces Caseiros Tatuí e Doces Caseiros Estrela Dalva.

Doces de festa e sobremesa serão confeccionados pelas empresas: Açaí Town, Padaria Onze, Raissa Confeitaria Artesanal, Vanilda Doces, Cookies & Cookies, Du Biel Cup Cakes & Cia., Doces Celina, Cris-Cricafé, Paula Juju – Lembrancinhas Comestíveis, Ottina’s Doceria Italiana, Cândida Doces, Sabores Ivone, Doceria e Confeitaria Dois Amores, Biscolim e Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).

Doces finos e brigadeiros gourmet estarão disponíveis nos estandes: Clara e Cia., Enrolado & Granulado, Confeitaria Elaine, Docicado Doceria e Brigadeiroteca. Chocolates serão comercializados na: Cocoshow, Cá…Brito Chocolates e Doces, Ana Banana Cone Trufado, Doçura, Chocolucia, Chocoretto e Cacau Show.

Bolos e tortas serão vendidos por: Gi Cakes e Doces, Cady e Cake, Sodiê Doces, Merceli Bolos e Doces, Atelier Anna Botelho, Doceria Doce Sabor e As Gêmeas Doces e Bolos.

Churros, crepes e pastéis doces estarão disponíveis: na Marielo Pastéis e Cia, Pastelaria Oliveira, Claudia Rauscher Buffet e Gastronomia, Huckinho e Luxux Eventos e Bru-Léo Pastelaria.

Os 50 expositores classificados foram divulgados na sexta-feira, 17, a partir de seleção por edital de chamamento, publicado no site da prefeitura.

A seleção foi feita pela comissão organizadora da Feira do Doce, formada pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, Cassiano Sinisgalli, e pelos turismólogos do Departamento Municipal de Turismo, Jean Vinicios Sebastião, Rafael Halcsik Coutinho e Ana Stela das Dores Donzelli.

Conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo, a comissão adotou critérios técnicos para a seleção. A participação em edições anteriores da Festa/Feira do Doce ou em outros eventos gastronômicos semelhantes de grande porte, reconhecidos por lei estadual ou federal, foi um dos requisitos.

Segundo a assessoria, ter estabelecimento comercial aberto ao público no ramo gastronômico de doces e possuir CNAE (Classificação Nacional de Atividades Econômicas), atestando a fabricação de doces, eram alguns dos outros critérios que formaram pontuação, com o número máximo de cem pontos.

Ainda segundo a assessoria, as empresas classificadas acima do número de 50 vagas só poderão participar da Feira do Doce em caso de desistência ou inabilitação dos expositores selecionados.

Sinisgalli ressalta a importância da Feira do Doce para o turismo de Tatuí, destacando que, na sexta edição, em 2018, a prefeitura investiu R$ 100 mil e estima-se que o evento movimentou, aproximadamente, R$ 600 mil durante os quatro dias.

Conforme essa estimativa, cerca de 90 mil pessoas passaram pelo evento e, entre público presente que respondeu uma pesquisa feita pelo Departamento Municipal de Turismo, além dos visitantes de cidades da região, havia turistas de Campinas, São Paulo, Osasco, São Bernardo do Campo, Ribeirão Preto, Mangaratiba (RJ) e até de Buenos Aires (Argentina).

Sinisgalli salienta que o festival de música deste ano chega à terceira edição e deve trazer novidades. “Estamos fechando uma parceria com o Conservatório, e teremos, pelo menos uma vez por dia, uma apresentação com algum grupo de lá. Além disso, continuaremos com o repertório variado de hora em hora, com apresentações das 10h às 22h”, reforçou.

Na tarde de segunda-feira, 20, os 50 expositores selecionados estiveram no Centro Cultural para a primeira reunião com a comissão organizadora. A partir da próxima semana, os doceiros começarão a receber cursos de capacitação gratuitos, oferecidos pelo Sebrae Sorocaba.

A prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, em parceria com a Aprodoce (Associação dos Produtores de Doce de Tatuí), realizou, na sexta-feira, 17, uma  reunião com o gerente regional, Alexandre Martins, e a analista do Sebrae Sorocaba, Malu do Nascimento Pires Salem Cerqueira, para a definição dos cursos.

Os expositores têm direito a cinco cursos gratuitos oferecidos pela entidade: EaD (ensino a distância) – “Boas Práticas”; “Ganhe Mercado”; “Como Participar em Feiras”; “Sei Formar Preços”; e “Fluxo de Caixa”.

Sinisgalli informa que os produtores ainda terão reuniões com a Vigilância Sanitária, com o Departamento Municipal de Trânsito e com a Guarda Civil Municipal, mas reconhece que “a Feira do Doce é uma referência no estado e, desta forma, os expositores devem se qualificar cada vez mais”.