74% de leitores não se tornaram vítimas de golpe de estelionatos

A maioria dos leitores do jornal O Progresso não sofreu nenhum tipo do crime que tem crescido na cidade, conforme reportagem publicada na semana passada. No total, 74% dos participantes de enquete virtual veiculada em “O Progresso Digital” (acessível em www.oprogressodetatui.com.br) responderam que “não” foram vítimas de estelionato.

A pesquisa, levada ao ar na manhã de sábado, 3, aponta que 24% das pessoas que responderam à questão já caíram em golpes. Elas se tornaram vítimas de um crime que tem designação ampla e é usada para classificar vários tipos de golpes. Em geral, os criminosos se utilizam da boa-fé das vítimas para obter vantagem.

Levantamento informal realizado pela reportagem do bissemanário, na semana passada, indica que os estelionatos têm sido mais frequentes. Em janeiro, duas pessoas “amargaram prejuízos” por negociações realizadas via “WhatsApp”.

Um deles teria recebido oferta de vaga de emprego e o outro pretendia adquirir um veículo. A primeira vítima perdeu R$ 400, valor cobrado para a realização de um curso preparatório (requisito para o emprego); e a segunda, R$ 1.500.

Os demais golpes averiguados pela reportagem são praticados por “meios tradicionais”, como ligações telefônicas ou abordagens. Um dos mais comuns é aquele em que um falso familiar ou amigo simula problemas mecânicos no carro durante viagem e pede ajuda em dinheiro para pagar o guincho ou o conserto.

Outra modalidade de estelionato que se tornou mais frequente é a ação de falsos funcionários de banco. Eles oferecem ajuda a usuários das agências e se aproveitam das informações para sacar ou movimentar dinheiro das contas deles.

A questão a ser apresentada nesta semana é sobre a Santa Casa, que busca credenciar novos planos de saúde e tem recebido grande suporte por meio de ações sociais, especialmente por parte do Fundo Social de Solidariedade de Tatuí.

Assim, o jornal propõe a seguinte pergunta: “Como você avalia o atendimento oferecido pela Santa Casa de Tatuí?”. As respostas, “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”, podem ser escolhidas a partir da manhã deste sábado, 10. A votação termina no dia 16 e o resultado será divulgado no dia 18.