38% dos carros locais têm pinturas preta e e prata, diz Denatran





A preferência do tatuiano pode ficar evidente pela cor que escolhe para o veículo. De acordo com levantamento feito por O Progresso com base nos dados publicados pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), a cor preferida em veículos na cidade é o preto, seguida da prata. As duas tonalidades estão presentes em 38,48% das latarias dos automóveis, motos e ônibus da cidade.

Do total da frota local de 77.179 veículos, 16.789 têm a cor preta. O número representa 21,75% da frota. A cor prata está presente em 16,73% dos veículos, seguida de perto pela cor branca, presente em 16,36%.

As três cores estão presentes em 54,84% dos veículos que rodam pela cidade. A quarta cor preferida é o vermelho, com 14,82% da frota. Ela é seguida pela cinza (9,86%) e azul (9,10%). As cores amarela, bege, rosa, dourada, grená, laranja, marrom e roxa, juntas, somam 10,79%.

Os veículos com motores “flex” ainda não são maioria na frota local. De acordo com dados do Denatran, eles representam 31,55% do total.

O percentual ainda está distante do de veículos que rodam exclusivamente com gasolina, que ainda é a maioria em Tatuí (53,36%). Os veículos que consomem somente etanol respondem a uma fração de 5,63% e os movidos a óleo diesel, 6,63%. O uso do diesel é restrito no país a veículos de transporte coletivo e de cargas com capacidade superior a mil quilos.

A preferência por modelos movidos exclusivamente a gasolina pode ser explicada pelo fato de grande parte da frota ter sido fabricada antes de 2003, ano quando foi lançado o primeiro carro com motor flex.

A tecnologia chegou às motocicletas em 2009, entretanto, a maioria dos modelos de duas rodas com motor flex disponíveis no mercado ainda usa propulsores monocombustíveis.