“Noite da Sardenha” encanta com sabores mediterrâneos no Ópera Mix

Itália será temática de festival de aniversário do restaurante e gelateria

2917
O novo chef do Ópera Mix, Augusto Piras
Publicidade

O Ópera Mix trouxe a Tatuí os sabores mediterrâneos por meio da “Noite da Sardenha: Gastronomia Mediterrânea”, promovida nesta quarta-feira, 24, quando o melhor da ilha italiana, foi servido “em uma viagem repleta de muitos sabores e surpresas”.

Os proprietários do Ópera Mix, Gláucio e Liza De Marchi, apresentaram um menu composto por entradas, pratos principais e sobremesa, preparados com ingredientes requintados e assinados pelo chef Augusto Piras.

Italiano, nascido na Sardenha, Piras concluiu o curso de hotelaria e cozinha no Istituto Alberghiero di Stato in Alghero. Entre suas diversas experiências, está a atuação em restaurantes referências em cozinha mediterrânea.

Ao longo de quase 12 anos de funcionamento, o Ópera Mix realizou diversos eventos especiais de degustação. A “Noite da Sardenha” foi, no entanto, uma das mais elaboradas a serem organizadas pelo restaurante.

Peixes e frutos do mar foram a base do festival. Eles estiveram presentes no amuse buche (coração de alcachofra ao vapor com fonduta de Pecorino Sardo Brigante e raspa de Bottarga de tainha); no antipasto (carpaccio de polvo com feijão branco em vinagrete); e em um dos pratos principais (fregula Sarda de trigo duru ao perfume do mar). Ainda compôs a opção principal a paleta de cordeiro com batatas ana. E, para sobremesa, seadas da Sardegna ao mel e mirtilo.

Publicidade

O tema da noite permitiu que o chef reproduzisse pratos que tiveram total aceitação do público. Entre eles, a Bottarga, um produto que tem a Sardenha como pátria.

Diferente do queijo parmesão clássico, o pecorino, feito 100% com leite de ovelha, permitiu a experiência de uma acidez e delicadeza particular, que combinava com as alcachofras oferecidas como entrada.

Piras também preparou a fregula, uma massa artesanal, dificilmente encontrada em restaurantes. A fabricação requer “um trabalho de paciência, feito à mão”. “Fiz questão de apresentar a fregula. É um produto que se come muito na ilha, mas pouco fora da Sardenha”, revelou o chef.

De Marchi ressaltou que o prato principal oferecido no festival, a paleta de cordeiro com batatas ana, iria entrar no menu do Ópera Mix a partir do dia seguinte, considerando-se a aprovação do público, “espetacular”.

Os outros produtos disponibilizados na “Noite da Sardenha”, antecipou De Marchi, ainda devem ser introduzidos ao cardápio, posteriormente. “Ao longo dos próximos três ou quatros meses, haverá uma renovação quase total do cardápio da casa”, completou Piras.

O restaurante oferecerá uma nova oportunidade de degustação no próximo mês. Antecipando o aniversário de 12 anos, o Ópera Mix promoverá o festival “Domingo na Fazenda Italiana”.

No dia 25 de novembro, a partir das 12h, a equipe do Ópera Mix proporcionará um almoço campestre familiar, com comidas típicas da gastronomia italiana.

O chef Piras deverá preparar lasanha servida de forma “invertida”, além de três pratos com deliciosas carnes: extinto de cordeiro, frango a caçadora e porchetta à pururuca.

“O chef vai reproduzir um frango tradicional da Itália, com aquela pele e textura do caipira”, comentou De Marchi. “Vou oferecer a porchetta, que é a barrigada do porco enrolada e assada no forno. O couro dela fica parecendo um biscoito crocante”, garantiu Piras.

O público poderá vivenciar, no Ópera Mix, um ambiente típico italiano, com decoração temática e, inclusive, vinhos Chiantis enviados diretamente da Itália.

“A pessoa vai ter um vinho diferente, que harmonizará com o cardápio, com direito a músicas típicas ao vivo”, observou De Marchi.

Será a primeira vez, desde a fundação do restaurante, que o Ópera Mix realizará um festival no horário de almoço. Os clientes já podem efetuar reservas.

Ópera Mix – rua 13 de Fevereiro, 240, centro, Tatuí, F. (15) 3305-3000
Instagram: @opera.mix
Facebook: /fanpageoperamix
www.operamix.com.br

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

entre com sua mensagem
entre com seu nome