Mostra Téspis segue com peças até este domingo

Evento reúne espetáculos espalhados pela cidade

648
A peça 'Terríveis Aventuras de Dido e Dado (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O Setor de Artes Cênicas do Conservatório de Tatuí segue com a programação da 4ª Mostra Téspis de Teatro até este domingo, 14, com espetáculos produzidos por grupos da cidade e da região. As peças são encenadas no teatro “Procópio Ferreira”, na Sala Preta de Artes Cênicas e na Praça da Matriz, todos com entrada gratuita.

A mostra começou na quinta-feira, 11, com “O Dragão Verde”, da Cia. de Teatro de Sarapós, da cidade de Sarapuí (SP). Inspirada no episódio bíblico de Davi e Golias, a peça apresentou “a divertida história do reino de Verdes Campos na luta contra o terrível Dragão Verde”.

Nesta sexta-feira, 12, às 14h, a Cia. Exodus Art’s (Tatuí/Sorocaba) apresenta, na Praça da Matriz, “Era uma Vez um Pangaré”. Com “uma atmosfera totalmente lúdica” e classificação livre, o texto fala de Vitória, que tem como melhor amigo um pangaré. Após serem separados, a menina sai à procura dele e encara uma trajetória “repleta de aventuras e brincadeiras”. A direção é coletiva.

No mesmo dia, às 16h, a Cia. de Teatro Companheiros de Armas (Sorocaba) encena “Terríveis Aventuras de Digo e Dado”. Com criação e direção de Celso Stefano e Jéssica México, a obra conta a história de Dado, “um palhaço sabichão, que apronta mundos e fundos com seu leal aliado, o palhaço Digo”.

“Cansado de sempre ficar por baixo, Digo tenta reverter a situação, mas Dado tem uma carta na manga: um novo amigo, que veio do mundo dos mortos e pode mudar tudo”. A classificação recomendada é para crianças a partir de dez anos.

Publicidade

Ainda na sexta-feira, às 19h, a Trupe de Teatro Garagem e Cia. (Tatuí) sobe ao palco do teatro “Procópio Ferreira” com “O Pequenino Grão de Areia”.

Com comédia e romance, o espetáculo trata da história do grão de areia Sonhador, que se apaixona por uma estrela. Então, aparecem vários grãos com características próprias, tentando convencê-lo de que este é um amor impossível.

Mesmo assim, o grão se sente cada vez mais próximo da estrela e não desiste do sonho de encontrá-la. Para isso, precisa de uma boa ideia que o leve até a amada. A classificação é livre e a direção, de Paula Fernanda.

Sábado, 13, às 19h, o teatro “Procópio Ferreira” recebe “Contos Caipiras de Terror da Vovó”, do grupo ArteemQ (Tatuí). Nessa peça de classificação livre, os netos da vovó Antonieta – Julinho, Soninha e Chico – relembram três contos de terror que a vovó contava no sítio: uma lenda clássica do folclore brasileiro, uma história de fantasma e um acontecimento interestelar. A direção é de Gabriel Tonin.

No domingo, 14, às 18h30, o Grupo Asas (Tatuí) recebe o público do teatro “Procópio Ferreira”, no foyer “Mário Covas”, com a peça “Negrice”, história de uma menina e sua avó Nair, que ama contar histórias enquanto passa o café. A classificação é livre.

Em seguida, às 19h, o Grupo Pró-Posição (Sorocaba) encerra a mostra, com “Mulher sem Fim”, de Andréia Nhur. Construído por pequenos quadros narrativos, falados e cantados, o espetáculo traz uma performer, que se identifica como mulher e apresenta inúmeras versões de si mesma, transitando entre dança, teatro, música, performance e multilinguismo.

O texto, que tem classificação livre, aborda convenções, memórias e estereótipos relacionados ao universo feminino, que vão desde Madame Bovary, Lady Macbeth, uma macaca selvagem, Carmen Miranda até Dadá, a cangaceira.

Com coordenação de Fernanda Mendes e Rogério Vianna, a Mostra Téspis é uma oportunidade para que ex-alunos da instituição e artistas em geral divulguem os trabalhos que têm desenvolvido profissionalmente.

O nome é uma homenagem ao grego Téspis de Ática, considerado o primeiro ator do Ocidente a representar um personagem em uma peça teatral.

A 4ª Mostra Téspis de Teatro do Conservatório de Tatuí tem apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, da CCR SPVias e da Coop.

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

entre com sua mensagem
entre com seu nome