Prefeitura promove evento sobre sistema de assistência social

    333
    Evento no Núcleo da Justiça Restaurativa “Paulo Setúbal” (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Liderança Ferramentas
    Alessandra Bonilha, dra
    CVC
    EleService institucional

    A Prefeitura, pela Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com o Cosc (Centro de Orientação e Serviço à Comunidade), realizou, dia 5, no Núcleo da Justiça Restaurativa “Paulo Setúbal”, o “1º Pot Pourri do Sistema Único de Assistência Social – Suas”.

    Mediada pela palestrante Sônia Maria Bonfanti, a roda de conversa foi sobre a política de assistência social em Tatuí, especificamente o trabalho em rede socioassistencial das diversas proteções: básica, média e de alta complexidade.

    A proteção básica é realizada pelos quatro Centros de Referência de Assistência Social (Cras), instalados nos territórios mais vulneráveis, oferecendo os serviços “Proteção de Atendimento Integral a Famílias” (Paif) e “Convivência e Fortalecimento de Vínculos”, que também são ofertados por nove organizações da sociedade civil que assinaram termo de parceria com o município.

    Já a proteção especial de média complexidade é realizada pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), que oferta os serviços “Proteção e Atendimento Especializado a Famílias” “Indivíduos” (Paefi), “Medida Socioeducativa” (MSE) e “Abordagem Social”.

    A proteção especial de alta complexidade compreende os serviços de acolhimento institucional para crianças, adolescentes, idosos e pessoas em situação de rua.

    Publicidade
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    CVC
    Liderança Ferramentas

    A palestrante Sônia enfatizou que “a assistência social é direito do cidadão e dever do estado, é política de seguridade social não contributiva, que provê os mínimos sociais, realizada através de um conjunto integrado de ações de iniciativa pública e da sociedade, para garantir o atendimento às necessidades básicas”.

    Para o secretário municipal do Trabalho e Desenvolvimento Social, Alessandro Bosso, o evento possibilitou que os trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social de Tatuí pudessem conhecer as atividades e demandas de trabalho de todas as proteções.

    “Essa roda de conversa contribuiu para o desenvolvimento do trabalho em rede socioassistencial e para melhor articular o referenciamento e contrarreferenciamento dos usuários dos serviços, além de encaminhamentos para rede intersetorial, que compreende outras políticas, como a educação, saúde, trabalho, entre outras”, destacou o secretário.

    Publicidade
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    CVC
    Liderança Ferramentas