Médico faz sucesso na internet com temas além da medicina tradicional

Canal “Dr. Juliano Teles” está próximo de alcançar os 100 mil inscritos

1713
Publicidade

A partir de vídeos publicados na plataforma YouTube, o gastrocirurgião tatuiano Juliano Piunti Teles decidiu utilizar a internet como um instrumento para orientações sobre diversos assuntos relacionados a saúde. A iniciativa deu tão certo que o canal “Dr. Juliano Teles” já soma perto de 100 mil inscritos.

Teles é formado há mais de 20 anos, com especialização em cirurgia geral e do aparelho digestivo pela Unesp – Faculdade de Medicina de Botucatu e iniciou a trajetória profissional em Tatuí – sua cidade natal –, onde atua há 16 anos como gastrocirurgião, nutrologista e especialista em medicina integrativa.

A busca por novos meios de promover o conhecimento e passar informações sobre qualidade de vida, por meio da internet, surgiu a partir do pedido de uma paciente.

De acordo com o profissional, a mulher comentou com ele sobre a possibilidade de gravar vídeos depois que passou por uma consulta e soube das especialidades do médico.

“Eu disse que não fazia a menor ideia de como funcionava isso, e ela (a paciente) saiu do consultório falando que ia mandar alguém para me ajudar. Enviou o técnico que está comigo até hoje, gravando e fazendo as edições dos vídeos do canal”, contou.

Publicidade

Desde então, doutor Juliano tem conquistado cada vez mais seguidores no YouTube. Em menos de dois anos, a página já angariou quase 100 mil inscritos – somente em agosto foram mais de 40 mil.

No mês passado, Teles havia alcançado a marca dos 50 mil e, com a publicação do vídeo “Como acabar com os gases e o inchaço abdominal”, em três semanas, chegou a 96 mil. Até a finalização desta reportagem, somente esse vídeo somava mais de 600 mil visualizações.

“Sou uma pessoa extremamente tímida e nunca me imaginei gravando vídeos para tantas pessoas. Mas, tem sido muito legal. Através do canal, estou conseguindo mostrar coisas simples, que, muitas vezes, podem fazer a diferença na vida das pessoas”, declarou.

A primeira plataforma usada foi o Facebook, há aproximadamente dois anos, visando contribuir com informações básicas, que pudessem melhorar a saúde e a qualidade de vida das pessoas. Com a ferramenta, os pacientes e internautas de outros locais, além de Tatuí, passaram a acompanhar os primeiros vídeos.

Como o algoritmo da rede social restringe as visualizações, a equipe passou a usar o YouTube como mídia principal, já visando a um maior número de seguidores. Teles ainda comenta que tudo começou como uma “brincadeira”, que aos poucos foi tomando forma e virou um compromisso com os seguidores.

“Antes, eu não tinha muita frequência para gravar, mas as pessoas começaram a me cobrar, e acabei assumindo o compromisso de fazer vídeos toda a semana”, ressaltou.

No canal, são postados vídeos novos todas as sextas-feiras. Nele, o internauta pode encontrar conteúdos relevantes e que vão além da medicina tradicional.

A página já conta com mais de 50 vídeos publicados, nos quais o médico aborda, de forma didática, assuntos como emagrecimento, suplementos vitamínicos e plantas de uso medicinal entre muitos outros assuntos.

“Ali, é possível dar orientações para que a pessoa tenha qualidade de vida e evite ficar doente. Existem muitas formas de melhorar a saúde das pessoas com tratamentos naturais e medicina preventiva”, reforçou.

Ainda de acordo com o gastrocirurgião, alguns temas chegam a ser até polêmicos, como os vídeos em que ele aborda “a verdade sobre o açúcar” e o uso da banha de porco no lugar do óleo vegetal.

“Defendo muito a alimentação mais natural. Hoje em dia, as pessoas estão usando muitos produtos alimentícios no lugar dos alimentos, e isso tem aumentado o número de doenças relacionadas à má alimentação”, afirmou.

“Com os vídeos, tenho tentado mudar um pouco a visão das pessoas sobre os alimentos industrializados e os benefícios dos orgânicos. Este tipo de alimentação era usado com mais frequência no passado e não tínhamos tantas doenças como hoje”, acrescentou.

O médico ainda aborda o uso do leite de vaca, vitaminas antienvelhecimento, benefícios do magnésio, acido fólico e silício orgânico, entre outras plantas, além de temas como boca amarga, gastrite, apendicite e outras doenças.

“No canal, as pessoas encontram algumas dicas de prevenção, que já trazem muitos benefícios. Claro que não substituí a consulta pessoal com um médico”, observou.

“O principal objetivo do canal é ajudar todo mundo de uma forma gratuita e independente da distância. Estou muito feliz por ver que estou atingindo este objetivo, isso não tem preço”, finalizou.

Conheça o canal “Dr Juliano Teles”

https://www.youtube.com/channel/UC7NJX2zaHwaoy8tOc_BVhZw/videos

Publicidade

DEIXE UM COMENTÁRIO

entre com sua mensagem
entre com seu nome