Conservatório de Tatuí promove a primeira Semana do Violão até quinta

Programação engloba palestras, masterclasses, recitais e concertos

595
O professor Edson Lopes se apresenta na quarta-feira, às 18h (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Diaz Leal Advocacia

O Conservatório de Tatuí promove até esta quinta-feira, 13, a 1ª Semana do Violão, no auditório da Unidade 2, à rua São Bento, 808. O evento é direcionado não apenas a alunos da instituição, mas a todos que gostam do instrumento e ao público em geral.

Além de palestras e masterclasses com professores e músicos renomados, a programação traz diversos recitais e concertos, todos com entrada gratuita.

O primeiro grupo a se apresentar nesta quarta-feira, 12, às 16h, é o Duo Favoriti, formado pelas professoras Patrícia Nogueira e Dagma Eid.

As violonistas tocam juntas desde 1996 e têm como objetivo divulgar os compositores do período clássico-romântico. Para isso, utilizam réplicas de instrumentos antigos, como a guitarra romântica modelo Lacôte, de 1829.

Nesse recital, o Duo Favoriti interpretará as obras “Canção sem Palavras op 19b, nº 2”, de Felix Mendelssohn; “Minueto” da “Sinfonia op. 39”, de Wolfgang Amadeus Mozart; “Cantabile”, “Huerba” e “Dois Amigos”, de Edson Lopes; “Inflexão Modinheira”, de Geraldo Ribeiro; “Brasileirinho”, de Waldir Azevedo; “Tico-Tico no Fubá”, de Zequinha de Abreu; “Dança Paraguaia” e “Sambalanço”, de Jair de Paula, que foi o primeiro professor do curso de violão clássico do Conservatório de Tatuí, falecido em 2012.

Publicidade
Diaz Leal Advocacia

Ainda na quarta-feira, às 18h, há outro recital, com o estudante de violão clássico Pedro Barra e o professor Edson Lopes. O repertório terá “Noturno nº 2 op 9”, de Frédéric Chopin; “Valseana”, de Sérgio Assad; “Sons de Carrilhões” e “Garoto Prodígio (choro)”, de João Pernambuco; “Tarantella op. 87b”, de Mario Castelnuovo-Tedesco; e “La Catedral””, de Agustin Barrios.

Na quinta-feira, 13, a programação começa às 10h, com a palestra “O ensino coletivo como iniciação ao violão”, ministrada pela professora Josiane Gonçalves.

Às 15h, tem concerto da Camerata Jovem de Violões do Conservatório de Tatuí. O programa terá, entra outras, músicas brasileiras bem conhecidas, como “No Rancho Fundo”, de Ary Barroso, “Tarantella”, de Levino Albano da Conceição; e “Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim. Participação especial do Duo Baita Amigos (Pedro Lopes e Rafael Santos) e do Duo Interior (Alexandre Hartung e Pedro Barra).

A 1ª Semana do Violão do Conservatório de Tatuí termina com recital do violonista convidado Neil Yonamine. Ele apresentará as obras “Suite em Mi Menor”, de Dieterich Buxtehude; “Torija”, de Federico Moreno Torroba; “Valse”, de Manuel María Ponce; “Suite Compostelana”, de Federico Mompou; e “Fandango”, de Joaquín Rodrigo.

Publicidade
Diaz Leal Advocacia