Semana do Meio Ambiente encerra programação no Parque ‘Maria Tuca’

    Alunos do município participam de ações educativas, recreativas e culturais

    0
    760
    Escoteiros percorreram trilhas no Parque “Maria Tuca” na Semana do Meio Ambiente (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Sta Tereza institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    Eletrofer
    EleService institucional
    Coplaspel

    Na manhã de domingo, 10, aconteceu o encerramento da Semana do Meio Ambiente, realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente. O evento foi no Parque Municipal Ecológico “Maria Tuca”.

    Cerca de 40 “lobinhos” e escoteiros do Grupo Tupancy participaram de uma aula de educação ambiental, promovida pelo Setor de Educação Ambiental da Prefeitura.

    A aula aconteceu dentro da trilha ecológica do parque e contou com informações sobre nascentes, biodiversidade – tanto da fauna quanto da flora -, bioma da mata atlântica, erosão do solo e desmatamento. Após a trilha, o grupo realizou jogos ecológicos.

    A Semana do Meio Ambiente teve início na terça-feira, 5, na Praça da Matriz, com tendas educativas sobre o projeto “Observando os Rios” – da S.O.S. Mata Atlântica, amostras de experiências ambientais sobre impactos causados por agrotóxicos e qualidade do ar, além de uma atividade sensorial para os visitantes, exposição de maquetes sobre aterro sanitário, impactos de erosão e da urbanização e uma apresentação do projeto “Abrace Tatuí” sobre resíduos sólidos.

    No evento, também foram entregues os certificados aos alunos do quinto ano do ensino fundamental das escolas municipais “Professor Mauro Antônio Mendes Fiusa” e “Eugênio Santos”, que participaram do projeto Aprendizes da Sustentabilidade, promovido pelo Setor de Educação Ambiental.

    Publicidade
    EleService institucional
    Eletrofer
    Coplaspel
    Alessandra Bonilha, dra
    Sta Tereza institucional

    O projeto abordou as temáticas “práticas sustentáveis”, “habitação sustentável, reciclagem e coleta seletiva, “ecoponto, estação de tratamento de esgoto e proteção de nascentes”.

    Na quarta-feira, 6, os alunos do terceiro ano do da Emef “Professora Maria Eli da Silva Camargo” realizaram visita monitorada na nascente modelo de Tatuí, a mais preservada do município, no bairro Santa Cruz.

    Na visita, conheceram a importância de uma nascente preservada e fizeram piquenique, tomando os cuidados necessários com a preservação do local.

    Na quinta-feira, 7, no parque “Maria Tuca”, aconteceu o encerramento do projeto Aprendizes da Sustentabilidade, com a entrega dos certificados para os alunos do quinto ano da Emef “Professora Magaly Azambuja de Toledo”.

    Outra atividade da Semana do Meio Ambiente aconteceu na Fatec, dia 8, com a participação das crianças da Emef “Professora Lígia Vieira de Camargo Del Fiol”, que visitaram a exposição “Práticas de Educação Ambiental no Município de Tatuí”.

    Nesse dia, aconteceu, também, o evento “ZEE Entender para Participar”, uma oficina para construção participativa do Zoneamento Ecológico-Econômico do Estado de São Paulo, que contou com a presença de diversos municípios da região, bem como do secretário do Meio Ambiente do Estado de São Paulo, Maurício Brusadin.

    Publicidade
    EleService institucional
    Eletrofer
    Coplaspel
    Alessandra Bonilha, dra
    Sta Tereza institucional

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome