Grupo de Performance Histórica apresenta-se no ‘Paulo Setúbal’

Músicos resgatam obras e instrumentos usados nos séculos 16 a 18

0
829
Grupo é formado por professores e alunos de nível avançado da escola (foto: AI Conservatório)
Publicidade
Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

O Museu Histórico “Paulo Setúbal” recebe nesta quarta-feira, 16, o Grupo de Performance Histórica do Conservatório de Tatuí. Formado por professores e alunos de nível avançado da escola, o grupo pesquisa músicas do repertório europeu dos séculos 16 a 18 e resgata não só as melodias, mas os instrumentos usados na época.

“Para o público, é a oportunidade de experimentar o clima das festas realizadas nos palácios e pela nobreza nos períodos renascentista e barroco”, ressalta a assessoria de comunicação do CDMCC. A apresentação será às 19h30, à praça Manoel Guedes, 48, com entrada gratuita.

De acordo com a coordenadora do grupo, Selma Marino, o trabalho não se restringe à escolha do repertório. “O Grupo de Performance Histórica almeja a maneira mais aproximada ao ideal sonoro da época, utilizando, em suas apresentações, réplicas dos instrumentos daqueles períodos”, comenta.

Além disso, são feitas pesquisas, nos tratados e manuais antigos, para conhecer os estilos praticados no período e, assim, “garantir uma intepretação mais próxima do que os compositores tinham em menta quando escreveram as obras”.

O concerto trará obras como “Danceries”, de Claude Gervaise, compositor francês que viveu entre 1525 e 1583; “Pavane & Gailarde”, do também francês Estienne du Tertre, que viveu em meados do século 16; “Almaine – Honey-suckle” e “Galliard – The Faire-Round”, do inglês Antony Holborne (1545-1602); e “Dances From Therpsichore”, do alemão Michael Praetorius (1571-1621).

Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
Publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome