‘Dia’ combaterá a exploração sexual de jovens e crianças

    Programação no município integra evento nacional na sexta

    0
    760
    Eventos marcam o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exposição Sexual Infantojuvenil (foto: AI Prefeitura)
    Publicidade
    Eletrofer
    EleService institucional
    Coplaspel
    Sta Tereza institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    Want create site? Find Free WordPress Themes and plugins.

    A Prefeitura de Tatuí, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho e Desenvolvimento Social, em parceria com OSCs (organizações da sociedade civil, conselhos de direitos, PLPs (promotoras legais populares) e diversos cidadãos, realizará, na sexta-feira, 18, dois eventos a favor do Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

    Na manhã, ocorrerá a terceira edição da Caminhada de Mobilização, que sairá da frente da Prefeitura, às 9h, seguindo pela rua Aureliano de Camargo, em sentido à Praça da Matriz.

    No mesmo dia, às 19h, acontecerá ciclo de palestra sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva”, o Nebam.

    As palestras serão com Carolina Vieira Lopes de Oliveira, advogada atuante em direito de família em Itapetininga; com Mariana da Silva Ferreira, médica legista e sexóloga criminal de São Paulo, responsável pelo “Projeto Social de Prevenção ao Abuso Sexual e Promoção da Dignidade Sexual” (Prodigs).

    O evento será aberto ao público. O Nebam fica na rua Professor Oracy Gomes, 551, em frente à Associação Atlética XI de Agosto.

    Publicidade
    EleService institucional
    Eletrofer
    Coplaspel
    Alessandra Bonilha, dra
    Sta Tereza institucional

    De acordo com o presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente de Tatuí (CMDCA), Claudio Bertolacini Batista, “tornar esse tema evidente é de grande importância”.

    Ele defende a “promoção de políticas públicas em defesa dos direitos de crianças e adolescentes, principalmente daquelas que passam por situações de ameaça ou violação ao direito fundamental de desenvolvimento de uma sexualidade segura e saudável”.

    O tema de prevenção e enfrentamento da violência contra crianças e adolescentes é um dos eixos da conferência municipal

    Devido a isso, todo o mês de maio será voltado para o desenvolvimento de ações que visam “mobilizar, sensibilizar, informar e convocar toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos sexuais de crianças e adolescentes, com realização das unidades dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras), em parceria com o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), além das organizações da sociedade civil de atendimento à crianças e adolescentes e as promotoras legais populares.

    O dia 18 de maio foi instituído, pela lei federal 9.970, como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantojuvenil.

    As ações de promoção de políticas públicas e sensibilização quanto ao tema foram pactuadas pelo Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda), em 2013, que aprovou o novo Plano Nacional de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

    Em 2017, o legislativo tatuiano aprovou duas leis relativas ao tema: a 5.102/2017, que institui o Dia Municipal de Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Criança e Adolescente, e a 5.202/2017, que institui a Semana Municipal de Combate à Pedofilia e ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes.

    Did you find apk for android? You can find new Free Android Games and apps.
    Publicidade
    Sta Tereza institucional
    Eletrofer
    EleService institucional
    Alessandra Bonilha, dra
    Coplaspel

    DEIXE UMA RESPOSTA

    entre com sua mensagem
    entre com seu nome