Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí realiza concerto gratuito

Repertório tem estreia mundial de‘Role Playing Game – Suíte Fantasia’

414
Dário Sotelo à frente da Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí (foto: AI Conservatório)
Publicidade

O teatro “Procópio Ferreira” recebe neste sábado, 10, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí. O evento integra a programação de boas-vindas que a escola preparou para receber os alunos, professores e visitantes no ano letivo de 2018. O concerto será às 20h00, com entrada gratuita.

Sob a batuta do maestro Dario Sotelo, o programa terá a estreia mundial da peça “Role Playing Game – Suíte Fantasia”, do clarinetista e compositor carioca Alexandre Travassos.

Também contará com a estreia latino-americana da música “Wolf Tears”, do compositor português Nelson Jesus, que conquistou o primeiro lugar no Concurso de Composição da Wasbe 2017 (“World Association for Symphonic Bands and Ensembles” – Associação Mundial de Conjuntos de Sopros e Bandas Sinfônicas).

O repertório terá, ainda, “Danza de los Duendes”, da compositora norte-americana Nancy Galbraith; suíte sobre “The Valencian Widow”, do armênio Aram Khachaturian; e “Fantasy Variations sobre o Prelúdio II de Gershwin”, do compositor norte-americano Donald Grantham.

Fundada em 1992, a Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí é formada por alunos e professores da instituição, além de receber a participação de músicos convidados.

Publicidade

“Primando por um repertório eclético, atua fortemente na execução de obras encomendadas a arranjadores e compositores brasileiros, tornando-se fundamental no incentivo de produção de obras originais para bandas”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação do Conservatório.

O repertório conta com mais de 120 obras originais especialmente escritas para o grupo. Entre essas, há 98 estreias brasileiras de repertório internacional, que, atualmente, são referências mundiais.

Nos últimos anos, o grupo tem realizado ações didáticas com objetivos de educar e envolver crianças e adolescentes no universo da música clássica.

Nesse sentido, destacam-se projetos especiais como “Guia para Banda”, “Villa-Lobos Encontra Guarnieri”, “A Vinda da Família Real ao Brasil”, “MomoPrecoce”, “Sonho de Criança”, “Stravisnky e seu Ballet Petrushka”, “As Estórias do Tião” e a recente superprodução “Mambos, Boleros e Chá-Chá-Chás”.

Dario Sotelo

Formado em piano, violino e viola, é mestre em regência orquestral pela City University (Londres). Foi coordenador da área de cordas do Conservatório de Tatuí, reestruturando os programas dos cursos dos instrumentos de cordas, integrando-os às atividades de música de câmara e orquestra, em níveis equiparados.

Após dois anos em Londres (1991-1992), foi convidado a assumir a regência da atual Banda Sinfônica do Conservatório de Tatuí e a estabelecer o curso de regência instrumental do CDMCC. Também coordena a Orquestra de Cordas Juvenil do Conservatório de Tatuí e a Banda Sinfônica da Escola de Municipal de Música de São Paulo.

Oteatro “Procópio Ferreira” fica na rua São Bento, 415, centro. Mais informações pelo telefone (15) 3205-8464.

Publicidade