2009 empresas efetivaram registro na Junta Comercial de SP em 2015





Em 2015, Tatuí registrou dados positivos referentes ao empreendedorismo. Das mais de 609 mil empresas registradas no Estado de São Paulo, 2.099 tiveram como sede o município, conforme consulta realizada por O Progresso junto à Jucesp (Junta Comercial do Estado de São Paulo).

De janeiro a dezembro do ano passado, houve mais aberturas de empresas que fechamentos. Nesse mesmo período, 222 negócios encerraram as atividades na cidade. O “pico” ocorreu em fevereiro de 2015, com a soma de 667 formalizações.

Até esta semana (segunda-feira, 7), 11.867 empresas constavam como ativas no órgão. Elas estão divididas em sete “tipos jurídicos”. São duas no modelo “consórcio”, 9 cooperativas, 215 “eirelis” (empresas individuais de responsabilidade limitada), 9.071 “empresários individuais”, 1 empresa citada como “grupo”, 2.556 como “sociedade limitada” e 13 “sociedades por ações”.

Das empresas abertas ao longo do ano passado, 1.787 permanecem ativas. As que fecharam as portas estavam enquadradas como de pequeno porte (18), microempresas (172) e empresas do tipo “normal” (conforme regime de tributos).

As microempresas despontaram com maior número de abertura no decorrer de 2015. Foram 1.950 registros na Jucesp. Outros 31 se deram por “empresas de pequeno porte” e 28, por empreendimentos enquadrados como “normais”.

De janeiro a outubro, as microempresas responderam pela maioria dos registros, com mais de cem por mês. A exceção é verificada em fevereiro, quando 696 microempresas passaram a existir formalmente na Junta.

Nos meses de novembro e dezembro, as formalizações ficaram abaixo de três dígitos. No primeiro, houve abertura de 97 novas empresas e no segundo, de 66.

Maio e setembro tiveram o maior volume de baixas na Jucesp (30 e 25, respectivamente). De acordo com os dados disponibilizados pelo órgão, 45 microempresas fecharam as portas nesses dois meses. Houve encerramento, ainda, de quatro empresas de pequeno porte e de seis enquadradas no modelo “normal”.

As aberturas de empresas em Tatuí são facilitadas, desde 2014, por conta do MEL (Módulo Estadual de Licenciamento), do “Via Rápida Empresa”. Em setembro daquele ano, empreendedores do município ganharam direito de abrir um negócio de baixo risco no prazo de até cinco dias. A ferramenta funciona desde junho de 2013 e está disponível no site www.jucesp.sp.gov.br.

O objetivo é agilizar o tempo de expedição de alvarás e licenças de funcionamento de empreendimentos de “baixo risco” (baixo impacto ambiental). Ela possibilita a integração dos procedimentos junto aos órgãos estaduais e à Prefeitura.

Em Tatuí, a abertura em tempo reduzido é oferecida pela “Sala do Empreendedor”. O espaço implantado em ambiente dentro do Centro Cultural Municipal. Ela teve inauguração no dia 29 de julho de 2013, em solenidade conjunta com a posse da diretoria da Comissão Municipal de Emprego.

A formalização pode ser obtida também pelo site da Jucesp, nos casos do empreendedor individual. Encaixa-se nesse perfil, toda pessoa que trabalha por conta própria, fatura até R$ 36 mil por ano, tem até um empregado contratado (recebendo salário mínimo ou o piso da categoria) e se legaliza como pequeno empresário.

O procedimento é realizado gratuitamente, no “Portal do Empreendedor”, disponibilizado pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

Ao efetuar o cadastramento, o número de inscrição na Junta Comercial e o registro no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas) são obtidos imediatamente. Não há necessidade de enviar documentos nem de ir até a Jucesp.